news-details
EDITH CULTURA

Quadrinhos, feminismo e punk rock: Cardápio Underground encerra sua 15ª edição

O 15° Cardápio Underground aconteceu do dia 1º, quinta-feira, ao dia 4 de novembro, domingo, ocupando diferentes lugares de Bragança Paulista com artes visuais, performances, roda de conversa, cineclube e shows de música.

O primeiro dia aconteceu na Garaginha do Edith Cultura com a exibição do documentário “Crumb”, que conta a história do desenhista Robert Crumb, precursor do movimento de quadrinhos underground nos Estados Unidos. Várias pessoas se reuniram na Garaginha para assistir ao filme, dentre elas, os artistas visuais que, no dia seguinte, apresentaram seus trabalhos em uma exposição de HQ coletiva com direção artística de Hilton Mercadante, que também foi quem propôs o documentário.

Antes da abertura da exposição, os artistas passaram a tarde na Garaginha do Edith produzindo seus desenhos e trocando conhecimentos sobre as técnicas. Três personagens deveriam ser desenhados por todos eles para, no final, montar uma história coletiva: um Pterossauro trans, um E.T e a chuva. O traço era totalmente livre, coisa que tornou o resultado da exposição ainda mais interessante, já que havia vários desenhos com os mesmos personagens, porém nada iguais ou repetitivos. A abertura da exposição para o público aconteceu às 20h, acompanhada de baladinha e muito Rock’n Roll com a seleção de músicas do Dj Senhor White.

FOTO: Renata Theodoro

No terceiro dia do festival, o projeto “Meninas Pra Frente” entrou em cena no Galpão Busca Vida, trazendo à tona questões sobre o feminismo e as mulheres na sociedade. A noite começou com a roda de conversa sobre “Protagonismo Feminista”, que teve mediação de Anahy Verde e contou com a participação de todas as artistas presentes. Mais tarde, foi a vez da emocionante performance “Tapete Manifesto”, que trouxe reflexões sobre a violência contra a mulher e a vulgarização da morte nos dias atuais. Depois, 00h, Anelis Assumpção subiu no palco para apresentar seu elogiado álbum “Taurina”, colocando todo mundo para dançar e cantar suas letras poéticas.

Como já é tradição no Cardápio Underground, não poderia faltar um dia totalmente dedicado ao rock pesado. Para isso, a banda punk The Varukers veio direto da Inglaterra para um show incrível no Pub Public House, com abertura das bandas Deskraus, Anal Vomit, NervoChaos e Leptospirose. E assim, entre acordes pesados, vocais gritantes e rodas punks, foi encerrado o 15° Cardápio Underground.

Por Paula Martins

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image