Foto: Divulgação
news-details
Cultura

Dia Nacional de Ação de Graças é celebrado em Bragança Paulista

Importância da religião para unir as pessoas e o respeito ao próximo foram destacados no evento

Na última quinta-feira, 22, foi celebrada a 11ª edição da comemoração inter-religiosa do Dia Nacional de Ação de Graças, com o tema “Religião a caminho da paz”. O evento, que estava marcado para acontecer no pergolado da Praça Raul Leme, foi transferido para a cripta da Catedral da Diocese de Bragança Paulista (Paróquia de Nossa Senhora da Conceição) devido à chuva, e  reuniu a comunidade local, além de autoridades religiosas e integrantes do movimento inter-religioso da Região Bragantina: Igrejas Cristãs, Budistas, Candomblecistas, Espíritas e Umbandistas. Estiveram presentes também a secretária municipal de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira, representando o prefeito Jesus Chedid, e o prefeito de Mairiporã, Antônio Aiacyda.

 Primeiramente, foram convidadas as autoridades para compor o espaço preparado para acolhê-las. Em seguida, os atiradores do Tiro de Guerra entoaram o Hino Nacional Brasileiro.

A celebração contou com exposição de artigos religiosos e mostras, além de apresentações culturais e religiosas de cada uma das comunidades de fé participantes. Os representantes do Islã organizaram uma pequena exposição intitulada “Mulheres que se destacaram no Islã” e também trouxeram livros para oferecerem gratuitamente, enquanto o Candomblé, da Casa da Iyá Tânia de Franco da Rocha, apresentou o Afoxé “Homoloaí” trazendo a cultura africana em seu modo alegre de expressar sua fé religiosa e o Catolicismo, através da Fazenda da Esperança de Mairiporã, ofereceu os produtos da fazenda para que as pessoas pudessem adquirir e tomar conhecimento do trabalho que realizam na recuperação de pessoas em dependência química.

Ao término do evento, cada líder religioso foi convidado a deixar sua mensagem a favor da paz, acima de qualquer opção religiosa, e o respeito entre as pessoas. O Bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo destacou a importância da união das pessoas, afirmando que Deus é um só e o amor deve prevalecer acima de tudo. Logo após, foram distribuídos pães aos presentes como sinal da partilha e da comunhão que se busca através do diálogo inter-religioso nesse caminho pela paz.

 “Bragança Paulista é uma das únicas cidades do Estado que realiza o encontro de ação de graças com todas as religiões e a Administração apoia este tipo de encontro. A celebração da paz e a união entre as pessoas no mundo atual é muito importante”, destacou Vanessa Nogueira. 

O ato foi organizado pela Dimensão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Diocese de Bragança Paulista que, juntamente com uma comissão inter-religiosa, busca favorecer um caminho de diálogo entre as religiões por meio de rodas de conversas e outros espaços formativos. O objetivo é oferecer apoio a outras iniciativas do gênero, bem como envolver outras igrejas cristãs por meio de atividades ecumênicas. O Dia Nacional de Ação de Graças é instituído pela Lei Federal nº 781 de 17/08/1949.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image