Foto: Dimp
news-details
Cultura

Dia da Consciência Negra é marcado por diversas atividades em Bragança Paulista

Cerca de 500 pessoas participaram das atividades que aconteceram na última terça-feira, 20, em alusão ao Dia da Consciência. A programação foi preparada pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e contou com atrações como passeata, apresentações da cultura negra com grupos do município, feira gastronômica, exposições, roda de conversa e shows.

As comemorações iniciaram com a VI Caminhada Zumbi dos Palmares, com concentração em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário e saída em direção à Praça Coronel Jacinto Osório, no Matadouro. Na praça, aconteceu uma roda com apresentações afro-brasileiras e africanas com grupos de Afoxé, Maracatu, Coco, Capoeira, Hip Hop e Samba. Além disso, aconteceu uma feira gastronômica e de vestimentas.

No Centro Cultural Geraldo Pereira, houve a leitura encenada “Fala das Profundezas”, seguida de roda de conversa sobre “Arte Engajada” e performances. Mediação: Professora Fátima Guimarães (USF). As atividades foram encerradas com shows de Suzana Nogueira, Igor Sorriso e Bernadete.

“É fundamental compreendermos a importância política e simbólica do dia 20 de novembro para que possamos criar mecanismos de luta contra as desigualdades, contra o racismo, contra todos os tipos de preconceito e, sobretudo, contra a violência” afirmou a secretária de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira.

O Dia da Consciência Negra é considerado feriado em Bragança Paulista instituído pela Lei n° 4099, de 04 de dezembro de 2009.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image