Foto: Divulgação
news-details
Saúde

Edmir Chedid ressalta a importância da vacinação durante as férias

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Edmir Chedid (DEM), afirmou, no mês de dezembro, que a comunidade deve manter a caderneta de vacinação sempre atualizada para realizar uma viagem saudável e tranquila neste período de férias. O alerta aos que pretendem viajar ocorreu no Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa, na zona sul da capital.

Pelo menos dez dias antes da viagem, o turista deve atualizar a caderneta de acordo com as orientações do Calendário Nacional de Vacinação. Segundo o parlamentar, viajantes devem dar atenção especial às vacinas contra sarampo, hepatites A e B, além da febre amarela. “O alerta vale para todos, principalmente os que optarem por municípios do litoral ou regiões do norte e nordeste do país”, comentou.

De acordo com Edmir Chedid, uma das doenças de maior risco de transmissão é a febre amarela, com registro em áreas com grande contingente populacional. “Hoje, mais de quatro mil municípios são considerados áreas com recomendação de imunização. A vacina contra a febre amarela é ofertada gratuitamente e apenas uma dose é suficiente para a proteção por toda a vida”, disse.

Outra vacina importante para quem for viajar é a contra o sarampo. Isso porque o Brasil enfrenta atualmente dois surtos da doença: no Amazonas, com 9.724 casos confirmados, e em Roraima, com 349 casos. “Também há registros de casos na Bahia, no Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Sergipe, além do Distrito Federal”, complementou o deputado.

Para os que necessitam de medicamentos de uso contínuo, Edmir Chedid lembrou a necessidade da prescrição médica para compra de produtos. “Além disso, é importante esclarecer que o próprio Ministério da Saúde recomenda o uso de repelentes como medida de proteção para quem não pode se vacinar, como as gestantes que não podem tomar a vacina contra a febre amarela”, concluiu.

O Ministério da Saúde disponibiliza uma seção exclusiva em seu site com dicas, informações e orientações sobre a saúde do viajante. Para saber mais, acesse: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-do-viajante.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image