Foto: Divulgação
news-details
Saúde

Novos tratamentos para sintomas do HPV são oferecidos pelo SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) passou a disponibilizar duas novas opções de tratamento para os sintomas do HPV (Papilomavírus Humano) – aparecimento de verrugas nas genitais e ânus –, as pomadas ‘podofilotoxina’ e ‘imiquimode’.

A incorporação dos cremes foi realizada pelo Ministério da Saúde no final de novembro de 2018, com o respaldo da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). A pasta tem 180 dias para disponibilizar os fármacos à população.

A coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais de Bragança Paulista, Tânia Clemente, explicou que o creme imiquimode já é oferecido no município. “Ele está disponível na farmácia do SAE, o qual todas as unidades de saúde podem prescrever e nos solicitar, mediante a notificação da IST (infecção sexualmente transmissível)”, disse.

SINTOMAS DO HPV

Muitas pessoas portadoras do vírus HPV não desenvolvem nenhum sintoma, mas ainda podem infectar outros indivíduos pelo contato sexual. Os sintomas podem incluir verrugas nos órgãos genitais ou na pele circundante, coceira e câncer cervical.

Na presença de qualquer sinal ou sintomas de infecção pelo HPV, recomenda-se procurar um profissional de saúde para diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado. O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) está localizado na Avenida dos Imigrantes, 3.700, em frente ao Rodoterminal.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image