Fotos: Dimp
news-details
Evento

Carnaval começa neste sábado com Carna Praça e desfiles das escolas de samba do Grupo de Acesso

A partir deste sábado, 2, começa em Bragança Paulista a programação do Carnaval 2019. Haverá o tradicional Carna Praça, com marchinhas e shows, os desfiles das escolas de samba mirins, da terceira idade, do Grupo de Acesso e Especial, e Baile Carnavalesco da Melhor Idade, além da presença de trio elétrico em alguns bairros.

A última reunião de organização do evento ocorreu na quarta-feira, 27, no Cisem (Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade), e contou com a presença de representantes de todas as secretarias municipais envolvidas, do Conselho Tutelar, bombeiros civis e seguranças que vão atuar no evento.

Um dos pontos definidos foi que menores de 16 anos precisarão estar acompanhados dos pais ou responsável para terem acesso à Passarela Chico Zamper. Os maiores de 16 anos poderão entrar sem acompanhamento, mas devem levar documento original. A Administração Jesus/Amauri informou que vai intensificar a fiscalização de venda de bebidas alcoólicas e reforça a proibição de menores trabalhando no recinto.

Além disso, ficou acordado que 120 seguranças particulares estarão espalhados em vários locais, procurando dar segurança e orientando os foliões, além da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, bombeiros civis, Brigada de Incêndio, agentes de trânsitos, Conselho Tutelar e Juizado de Menores.

A reunião serviu também para determinar os lugares onde serão colocados os banheiros químicos e onde ficarão as equipes médicas, ambulâncias e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em locais de fácil visibilidade e acesso para o atendimento de emergência.

Haverá revista nas entradas dos recintos dos eventos carnavalescos a fim de impedir a entrada de garrafas e copos de vidros.

Confira a programação:

CARNA PRAÇA

A folia começa neste sábado, 2, com o Carna Praça, a partir das 14h, na Praça Raul Leme. Durante todos os dias, o Grupo Aurea Band Show vai animar os foliões até as 17h, ao som das conhecidas marchinhas.

Depois disso, haverá shows até as 19h: com Biro do Cavaco, no sábado; Adriana Ribeiro no domingo, 3; Luiz Américo na segunda-feira, 4; e com Bernadete: A Tulipa Negra do Samba, na terça-feira, 5.

A estrutura do evento contará com uma praça de alimentação padronizada, segurança realizada pela Guarda Civil Municipal, complementada por seguranças contratados, equipes da fiscalização, saúde e trânsito. Está proibido o comércio ambulante, assim como carros de som no entorno do evento, o comércio ou consumo de bebidas em garrafas de vidro.

BAILE CARNAVALESCO DA MELHOR IDADE

A população da terceira idade poderá curtir um baile carnavalesco neste sábado, 2. O evento acontece no Centro Cultural Geraldo Pereira, das 22h às 2h, com show de banda de marchinhas.

Haverá concurso para escolher as melhores fantasias e os foliões mais animados.

TRIO ELÉTRICO E SHOWS NOS BAIRROS

Alguns bairros receberão trio elétrico e shows nestes dias de folia. A Banda Vexame vai animar os foliões, das 15h às 18h.

Neste sábado, 2, a festa será na Rua Ézio Dínamo Rossi, no Henedina Cortez.

No domingo, 3, a folia toma conta da Rua Ernesto Vaz de Lima, no Jardim Fraternidade.

Já na terça-feira, 5, a Avenida Deputado Virgílio de Carvalho Pinto, no Parque dos Estados, recebe o Carna Parque.

Haverá banheiros químicos à disposição do público e apoio da Guarda Civil e de seguranças particulares.

DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA

Neste sábado, 2, começam os desfiles das escolas de samba, na Passarela Chico Zamper, a partir das 20h.

O Grupo Afoxé e a Corte do Carnaval abrem os desfiles. Em seguida, às 20h30, entra na avenida a Realeza Imperial (Melhor Idade), que apresentará o enredo: “Do Balé ao Arrastapé, do Esportista ao Artista. Realeza está na pista”.

A Escola Mirim Vila do Amanhã levará para a passarela, às 21h20, o enredo: “A Vila do Amanhã invade o Castelo Rá-Tim-Bum”.

A Escola Mirim Herdeiros do Dragão vai desfilar às 22h10, com o enredo: “A Herdeiros convida: Vem brincar no Sítio do Picapau Amarelo”.

Logo depois, às 23h, entra na avenida a Sociedade Cultural Fraternidade, agremiação do Grupo de Acesso, com o enredo: “Ganga Mahin, a Rainha Negra”.

A Mocidade Júlio de Mesquita, também do Grupo de Acesso, vai desfilar às 23h55, com enredo: “Chá, uma bebida democrática, ouro líquido”.

A noite será encerrada com a apresentação da Banda FP Show.

O segundo dia de desfiles na Passarela Chico Zamper deve levar grande público ao recinto, já que será a primeira noite das escolas do Grupo Especial.

A Império Jovem entra na avenida às 20h30, com o enredo: “Das Leis ao Samba”; em seguida, às 21h40, será a vez da Acadêmicos da Vila, com o enredo: “Ubuntu – Eu sou porque nós somos”; às 22h50, a Dragão Imperial apresentará o enredo: “Rodeio: Uma magia de 8 segundos completa 70 anos. Seguuuuuura Peão!”; a Unidos do Lavapés faz seu desfile à meia-noite, com o enredo: “E pra quem achou que a águia não estaria em pé, hoje ela clama a Turquia. Terra de Jorge, o Guerreiro na Fé”; a 9 de Julho será a última a desfilar, a partir da 1h10, com o enredo: “Repolho: Taboão Berço do meu Samba”.

O show com a Banda Radar 4 encerrará a noite de domingo do Carnaval bragantino. Vale ressaltar que na terça-feira, 5, a programação será a mesma do domingo, seguindo os mesmos horários e a mesma ordem dos desfiles.

Já na segunda-feira, 4, não haverá desfiles, mas dois shows prometem agitar a noite na Passarela Chico Zamper. O Grupo Grande Encontro se apresenta às 22h. Em seguida, por volta da meia-noite, Os Travessos são a atração.

Haverá praça de alimentação, estrutura com arquibancadas, camarotes, banheiros, segurança realizada pela Guarda Civil Municipal, complementada por seguranças contratados, equipes da fiscalização, saúde e trânsito. O comércio ambulante credenciado poderá ficar na concentração e dispersão, estão proibidos os carros de som no entorno do evento, o comércio ou consumo de bebidas em garrafas de vidro, e o recinto estará fechado.

A Prefeitura pede a doação voluntária de alimentos não perecíveis que será arrecadada pela Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, cuja distribuição será organizada em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do município às entidades assistenciais da cidade.

A apuração dos desfiles carnavalescos acontece na Quarta-feira de Cinzas, 6, a partir das 14h, no auditório do Cisem.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image