Foto: Divulgação
news-details
Saúde

Dia ‘D’ de mobilização contra o sarampo acontece amanhã em todo o país

O Ministério da Saúde está realizando uma campanha nacional de vacinação contra o sarampo neste mês. O Brasil vive um surto de casos da doença desde maio e soma mais de 5 mil casos confirmados neste ano, dos quais 97% ocorreram em São Paulo.

Segundo o governo federal, a ação será dividida em duas etapas. A primeira começou no dia 7 e vai até a próxima sexta-feira, 25, em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacina, para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade.

O Dia ‘D’ de mobilização será realizado neste sábado, 19, e tem como meta alcançar crianças dessa faixa etária que ainda não foram imunizadas. Em Bragança Paulista, segundo dados da Secretaria de Saúde, até o dia 16 de outubro, 823 crianças compareceram à unidade para avaliação da carteira de vacina. Destas, 212 receberam a dose, representando 25,8% de crianças vacinadas. A meta é vacinar 95% desse público.

Os postos de saúde em todo o estado de São Paulo estarão abertos das 8h às 17h para a ação. Para receber a dose, é preciso apresentar carteira de vacinação.

Já entre os dias 18 e 30 de novembro, ocorre a segunda etapa, voltada a adultos de 20 a 29 anos de idade. O Dia ‘D’ de mobilização será feito em 30 de novembro. A vacinação é seletiva, ou seja, ocorre mediante avaliação da necessidade conforme dados da carteirinha.

QUEM DEVE SE VACINAR

É importante ressaltar que devem ser vacinados os bebês de seis meses a um ano, que tomarão a chamada “dose zero”. As crianças de um a cinco anos devem receber duas doses, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses. Em caso de aplicação de apenas uma das doses, é preciso se dirigir aos postos para realizar o complemento da segunda.

O objetivo é vacinar 39 milhões de pessoas ao longo da campanha, cerca de 20% dos brasileiros. Neste ano, foram disponibilizadas neste ano 60,2 milhões de doses da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. Para 2020, o ministério anunciou a aquisição de mais 65,2 milhões de doses. O público-alvo será ampliado, abrangendo também as faixas de 50 a 59 anos.

O SARAMPO

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra, ou respira próximo de outra pessoa, e a única maneira de evitar o contágio é a vacinação.

Saiba mais sobre a doença em: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image