news-details
Educação

Governo de São Paulo adia volta às aulas para o dia 8 de fevereiro

Retorno gradual ocorrerá de forma híbrida e, em escolas particulares, está autorizado a partir do dia 1º

O retorno gradual às aulas presenciais agora acontecerá no estado no dia 8 de fevereiro. As atividades voltariam no dia 1º, mas o governador João Doria decidiu adiá-las em uma semana para a rede pública. Isto é, o retorno ocorre de forma híbrida, e as escolas particulares continuarão autorizadas a retomar suas atividades presenciais na primeira semana de fevereiro.
Apesar do adiamento, as escolas estarão abertas a partir de 1º, segundo o governo do estado, para receber os alunos mais vulneráveis. Além disso, a primeira semana de fevereiro será dedicada a reforçar a formação dos professores e a comunicação com as famílias sobre os protocolos de retorno.
O governador também afirmou que será suspensa a obrigatoriedade da presença dos alunos nas salas de aula enquanto o estado estiver nas fases laranja ou vermelha, as mais restritivas do Plano São Paulo. Antes, pelo menos um terço da carga horária deveria ser cumprido de forma presencial pelos estudantes, mesmo nessas etapas.
Com a Regional de Campinas – à qual Bragança pertence – na fase laranja, a retomada presencial deve acontecer com rodízio de alunos e limite de 35% de ocupação nas escolas. Antes, esse número era de até 70% na fase amarela. Os protocolos de segurança devem ser cumpridos em todas as etapas.

VOLTA ÀS AULAS É SEGURA, DIZ SECRETÁRIA

Embora muitos estudiosos afirmem que estar longe das escolas possa ser prejudicial ao desempenho dos alunos, outros debatem se há segurança para retornar às atividades presen-ciais neste momento. Muitos pais e familiares também estão em dúvida sobre encaminhar ou não seus filhos à escola.
Por isso, o Jornal Em Dia conversou com a secretária de Saúde, Marina de Oliveira, sobre quais serão as medidas tomadas para evitar contaminações e piorar a situação do sistema de saúde. De acordo com ela, mesmo que a primeira etapa de vacinação não contemple os profissionais da Educação, há segurança para voltar às aulas.O processo de atribuição de aulas no município, inclusive, já começou e vai até segunda-feira, 25.
“Nós estamos acompanhando todo o processo junto à Secretaria da Educação do nosso município. As escolas vão ter álcool em gel, todo o aparato necessário para os profissionais e alunos em termos de máscaras e equipamentos”, contou.
O vice-prefeito Amauri Sodré também falou com a reportagem. Ele se disse confiante, mas afirmou que em um primeiro momento, esta será uma “experiência”. “As nossas escolas municipais estão preparadas com toda a infraestrutura, seguirão o distanciamento e as medidas de higiene. Os pais estão recebendo uma declaração: aqueles que querem podem mandar seus filhos para escola, os que não querem não precisam. Esperamos ter um resultado positivo”, declarou.
Marina contou também que haverá testagem em massa para os profissionais da Educação. “Vamos testar todos os funcionários que vão trabalhar ativamente. São professores, cozinheiras, pajens, adminis-trativo...Todo o pessoal que está ativo nas unidades escolares será testado para Covid-19 até o início das aulas”.
Mais de 1.600 profissionais da rede municipal de educação serão testados. Os testes começaram na quinta-feira, 21, em três locais: Centro de Saúde Dr. Lourenço Quilici, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Pedro Megale e Hípica Jaguari.

 
MANUTENÇÃO DAS ESCOLAS

Para a volta às aulas, a Prefeitura informou que está intensificandoo processo de manutenção nas unidades escolares. Os trabalhos estão sendo realizados pela equipe de manutenção e preservação das áreas verdes da Secretaria Municipal de Educação. Estão sendo executados serviços de corte de mato, poda de árvores e grama, além da retirada de galhos, para conservação dos ambientes limpos.
 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image