O Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho, celebrado anualmente em 1º de maio, homenageia a luta dos trabalhadores que, em 1886, reivindicaram por melhores condições trabalhistas em Chicago, nos EUA. Graças à coragem e persistência dessas pessoas, foram conquistados direitos e benefícios dos quais usufruímos até hoje.
No Brasil, essa data só foi reconhecida em 1924 por um decreto assinado pelo então presidente Artur da Silva Bernardes. Mas foi só em 1º de maio de 1943, na gestão de Getúlio Vargas, que houve a criação da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), instituída por decreto-lei.
Desde então, o Dia do Trabalho é comemorado com manifestações convocadas pelas principais centrais sindicais e atos organizados nos quatro cantos do país. A data também é um convite para que empregados e os empregadores reflitam sobre o trabalho, suas legislações e outros assuntos relacionados.
A discussão é bastante pertinente ao momento atual em todo o mundo, que começa a se recuperar de uma grave crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19. As relações de trabalho se modificaram neste período; novos modelos como o home office e o sistema “híbrido” vieram para ficar.
Por outro lado, o desemprego assolou a vida de milhares de cidadãos, que no Brasil, contaram com o chamado “auxílio-emergencial”, que mal era suficiente para cobrir despesas básicas. Setores como eventos, turismo e comércio viram sua renda despencar e tiveram de segurar firme até a lenta e gradual retomada de suas atividades, que, hoje, começam a tomar novo fôlego.
O “novo normal” ainda inspira cuidados, sobretudo diante de uma economia frágil e uma altíssima inflação, mas, hoje, consegue nos oferecer perspectivas mais otimistas. Bragança Paulista, por exemplo, tem motivos para celebrar: segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do governo federal, foi a cidade que mais contratou em fevereiro na região. Foram 2.466 admissões e, em comparação com as demissões, terminou o mês com um saldo positivo de 522, à frente de Atibaia e Itatiba.
De acordo com a Administração, o município vem investindo em políticas e programas de governo que visam à geração de emprego e renda. Um deles é o Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego e Qualificação Profissional, criado em abril de 2021. A iniciativa atende à necessidade temporária de ocupação, qualificação profissional e de renda para trabalhadoras e trabalhadores desempregados, assistindo, atualmente, cerca de 726 bragantinos, que recebem uma bolsa-auxílio de R$ 1.000,00 por mês para realizar serviços em diversas Secretarias Municipais.
Bragança também está participando do “Programa Meu Emprego Trabalho em Equipe”, que acontece em parceria com o governo do estado de São Paulo e tem o objetivo de orientar e preparar os munícipes na busca de um emprego compatível com os seus interesses, habilidades e qualificação profissional. Além disso, frequentemente, são ofertadas capacitações gratuitas em diversas áreas, de forma gratuita, por meio do Fundo Social de Solidariedade e de secretarias municipais.
Novos empreendimentos também aquecem a economia e animam tanto empresários como pessoas que buscam por uma oportunidade no mercado de trabalho. No ano passado, a Prefeitura anunciou a formalização da aprovação final do novo empreendimento do Convém Supermercados na Avenida dos Imigrantes, que deve gerar até 250 empregos. Também aprovou a construção de um novo supermercado do Grupo SM Mendonça, que deve empregar cerca de 140 pessoas.
Em março deste ano, o Executivo aprovou o pedido de ampliação da fábrica Santher no município. A empresa, que hoje emprega mais de 1.100 funcionários, deve contratar de 50 a 80 funcionários durante as obras e, após a conclusão, aproximadamente 70 funcionários para a unidade.
Outra boa notícia recente foi dada pelo governo mineiro. A Via, uma das maiores varejistas do país, vai abrir um novo centro de distribuição em Extrema e modernizar dois centros de distribuição em Contagem. O investimento, de R$ 36 milhões, deve gerar mais de 1.000 empregos diretos e indiretos, beneficiando também a Região Bragantina.
Por essas e outras razões, Bragança Paulista estará em festa neste final de semana, com a realização de dois eventos em alusão ao Dia do Trabalho. Um acontece neste sábado, 30, no Posto de Atendimento ao Trabalhador, para atendimento excepcional. Com 304 vagas de emprego disponíveis, a unidade estará aberta para ofertar diversos serviços para trabalhadores e pessoas que estão em busca de emprego. Outro, de celebração, acontece amanhã, 1º, no Lago do Taboão. Haverá atividades recreativas e esportivas, shows musicais, serviços de saúde e muito mais – tudo gratuito. Participe!
Portanto, aproveite este dia – se estiver empregado e satisfeito com o seu trabalho, comemore; caso esteja em busca de uma colocação ou nova oportunidade no mercado, reflita sobre como aprimorar os seus conhecimentos e formação e buscar a sua tão sonhada vaga. Diversos concursos também estão recebendo inscrições na região, como é o caso da Prefeitura de Jundiaí – fique de olho!
Neste dia, parabenizamos a todos os trabalhadores que movimentam a economia de nosso país e de nossa cidade, que, apesar dos desafios, caminham rumo ao desenvolvimento. Agradecemos especialmente aos colaboradores da Gráfica Bragança-Jornal Em Dia por todo o trabalho e dedicação.
Esperamos seguir otimistas e confiantes num futuro com emprego e renda dignos para todos os brasileiros. Que o Dia do Trabalho e do Trabalhador se estenda para além de 1º de maio, a fim de que incorporemos em nosso dia a dia melhores práticas no ambiente de trabalho e reconheçamos a importância da justiça e da igualdade de oportunidades para todos.
Feliz Dia do Trabalho!
0 Comentários