Na próxima terça-feira, 2, o 18° Cardápio Underground, produzido pelo coletivo Edith Cultura, dá início à programação aberta ao público com o bate-papo “Mulheres no Front: do Backstage ao Lineup”.
A conversa contará com a presença de Ana Morena e Sara Loiola, presidenta e vice-presidenta da Abrafin (Associação de Festivais Independentes), para discutir sobre a igualdade de gênero na realização de festivais.
Essa programação é a primeira de um ciclo de debates que acontece ao longo de novembro, sempre às terças, às 19h, no canal do Edith Cultura no YouTube, pelo link: https://www.youtube.com/EdithCultura. Os demais debates contarão com mostra de filmes.
“É uma oportunidade pra gente entender melhor como funciona a realização de festivais pensando nessas questões”, diz Daniela Verde, co-fundadora do Edith Cultura e produtora do Cardápio Underground.
Para ela, que estará presente no bate-papo como uma das mediadoras, a experiência das convidadas pode trazer inspiração e respostas para realizadores de qualquer festival, especialmente os da região de Bragança Paulista, onde o Cardápio Underground acontece.
Ambas as convidadas são parte de festivais de renome. Ana Morena é sócia e idealizadora do Combo Cultural DoSol (RN), que já tem 20 anos de existência e reúne o Festival DoSol, o Pôr do Som, o Natal Instrumental e a Incubadora DoSol.
Já Sara Loiola é idealizadora, dentre outros festivais, do Festival Internacional de Cantoras Negras Yalodê. Em 2017, recebeu o 1º Prêmio de Cultura Afro-Brasileira, pela Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, como um reconhecimento dos inúmeros projetos de impacto à comunidade negra no cenário cultural da capital do país.

Com realização e produção do coletivo Edith Cultura, o Cardápio Underground é um festival de artes integradas que acontece desde 2004, que traz o cinema, artes visuais, performance, música e debates em sua programação.
Terça, 2 – “Mulheres no front: do backstage ao lineup”, com Ana Morena e Sara Loiola
Terça, 9 – “Ficções visionárias para fabular futuros”, com Milene Migliano, Julia da Costa e Renata Mourão + filme Em exibição: “Abjetas 288” (Dir. Julia da Costa e Renata Mourão)
Terça, 16 – “Corpas em transição, processos em cena”, com Jupi77er, Vênuz Capel e Rodrigo Díaz Díaz + filme “Limiar” (Dir. Coraci Ruiz)
Terça, 23 – "Descolonizarte": por uma curadoria antirracista”, com Bárbara Alves + filme “White Face And Blond Hair” (Dir. Renata Felinto) Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=r1WqvnAhE6Q
Terça, 30 – “Beatmaker faz música sim!”, com Lua e Sue// Em exibição: “Beatmakers” (Dir. Lua Santos)
Com exceção do filme do dia 23, que está disponível no YouTube os demais filmes estarão poderão ser assistidos a partir de sexta, 5, pelo Vimeo no link: https://vimeo.com/showcase/8718111

0 Comentários