Descarte irregular pode ter matado peixes no Lago do Taboão
Representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Sabesp realizaram uma série de fiscalizações por meio do programa “Sempre separados”. 24 imóveis dos bairros Taboão, Jardim do Sul e São José foram notificados para regularizarem a rede de esgoto.
O programa combate o lançamento irregular de esgoto em águas pluviais (água de chuva) e vice-versa, uma vez que cada tipo de resíduo exige tubulações próprias. Na ocasião, foi percebido que algumas casas não tinham ligação de rede de esgoto e portanto estavam em situação irregular.
A secretária de Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk, informou que a ação teve o objetivo de descobrir a origem do material orgânico que matou centenas de peixes no Lago do Taboão há alguns meses:
“Recentemente tivemos o fato da mortandade de peixes no Lago do Taboão e foi constatado, após testes realizados em amostras coletadas no local, a existência de grande quantidade de matéria orgânica que reduz drasticamente o oxigênio da água. Com isso, realizamos a inspeção e notificamos os moradores dos imóveis que não possuem ligação à rede de esgoto”, disse a secretária.
Para saber se o imóvel está ou não ligado corretamente à rede de esgoto, basta observar a conta da Sabesp: se no ítem Tipo de Ligação (TL) constar apenas água, é possível que a residência esteja com o esgoto irregular. Se for o seu caso, entre em contato com a Sabesp: (11) 3388-8000 (WhatsApp), Poupatempo, de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h, ou com a Secretaria de Meio Ambiente: (11) 4033-1870 (Rua Albino Dantas, s/n, no Centro - Jardim Público).
0 Comentários