Nesta sexta-feira, 26, às 19h30, será aberta oficialmente a 6ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no Núcleo de Apoio ao Professor e Aluno (Napa).
Na noite de abertura, haverá palestra com Maria Haydée de Jesus Lima, médica sanitarista com mais de 30 anos de atuação na saúde pública, que abordará o tema central da 15ª Conferência Nacional, “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, direito do povo brasileiro”.
A 6ª Conferência Municipal de Saúde continua no sábado, 27, quando os representantes eleitos discutirão as propostas elaboradas nas seis pré-conferências, realizadas recentemente.
Durante as pré-conferências, que foram realizadas em diferentes regiões do município (Planejada II, Henedina Cortez, Centro, Vila Bianchi, Padre Aldo Bollini e Água Comprida), foram criadas propostas pela população e eleitos os delegados que irão representar a comunidade. Essas propostas serão analisadas e votadas pelos representantes eleitos na Conferência no sábado, 27, das 8h às 18h, também no Napa. As pré-conferências ainda elegeram 20 usuários e 10 trabalhadores de saúde como delegados para participar da 6ª Conferência Municipal de Saúde.
Serão debatidas e votadas 120 propostas elaboradas. Estas foram organizadas em oito eixos definidos pela 15ª Conferência Nacional de Saúde: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e Relação Público-Privada; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; Reformas democráticas e populares do Estado.
As propostas também foram separadas por âmbito de abrangência: Municipal, Estadual e Nacional. As de âmbito Municipal que forem aprovadas na Conferência, após serem sancionadas pelo Conselho Municipal de Saúde, serão incorporadas no planejamento da Secretaria Municipal de Saúde. Já as propostas de âmbito Estadual e Nacional serão encaminhadas para as etapas posteriores da Conferência Nacional, a começar pela Conferência Regional de Saúde da Região de Campinas, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de julho na cidade de Jaguariúna.
0 Comentários