Fotos: Pascom Diocese de Bragança Paulista
news-details
Religião

“A evangelização não termina com a Missa Solene do centenário”, diz Dom Sérgio Colombo

Bispo diocesano faz balanço das comemorações dos 100 anos da Diocese de Bragança Paulista

A Diocese de Bragança Paulista está em festa. Celebrando seu centenário de fundação com uma programação especial, reuniu mais de 23 mil fiéis em uma missa campal no Posto de Monta e promoveu atividades para todos os públicos, incluindo os jovens, com intensa participação da comunidade católica.

Em entrevista exclusiva ao Jornal Em Dia Bragança, o bispo diocesano Dom Sérgio Aparecido Colombo contou sobre a preparação para as comemorações, a grande mobilização da comunidade em prol das festividades e como o centenário encoraja a Diocese a continuar sua missão evangelizadora. Confira!

Jornal Em Dia Bragança: Dom Sérgio, como o senhor define, em poucas palavras, o sentimento que marcou esse primeiro centenário da Diocese de Bragança Paulista?

Bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo: A Diocese percorreu um caminho de três anos preparando-se para o dia da comemoração do centenário. Foram três anos de intensa atividade, com a peregrinação da imagem por todas as paróquias da Diocese e a novena, que começou em outubro de 2024 e terminou no mês de junho passado. O sentimento que nos marca é o da gratidão. Centenas de pessoas colaboraram para a beleza e a grandeza da celebração de domingo.

Jornal Em Dia Bragança: A celebração reuniu cerca de 23 mil fiéis no Posto de Monta. Como o senhor enxerga a força da fé dos católicos diante de uma mobilização tão expressiva?

Bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo: A mobilização de toda a Diocese contribuiu para que mais de 23 mil pessoas passassem pelo local do evento no domingo. Choveu na sexta-feira e na segunda-feira, mas o sábado e o domingo foram de sol – um verdadeiro sinal de Deus para nós. Podemos dizer que Ele e sua Mãe, Maria, desejaram esse nosso testemunho de amor e fé.

Jornal Em Dia Bragança: A juventude teve um papel de destaque na programação, especialmente com a vigília e o luau mariano. Qual a importância da presença dos jovens na vida da Igreja e como a Diocese tem trabalhado com esse público?

Bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo: Cuidar das crianças, adolescentes e jovens é uma das prioridades da Igreja. Por isso, oferecemos a eles um espaço especial, próprio da juventude, na vigília que durou toda a noite de sábado para domingo.

Jornal Em Dia Bragança: O centenário é um marco histórico. Como o senhor espera que ele inspire a caminhada pastoral e evangelizadora da Diocese nos próximos anos?

Bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo: O lema do nosso centenário foi: 100 anos Evangelizando com Maria, a Mãe de Jesus. A evangelização não termina com a Missa Solene do centenário – ao contrário, nos impulsiona como Igreja para a vivência da comunhão, participação e missão. Com o centenário, nossa Diocese revelou sua presença e força evangelizadora nos 18 municípios que a compõem.

Jornal Em Dia Bragança:  Por fim, qual mensagem o senhor gostaria de deixar aos fiéis da Diocese de Bragança Paulista que participaram dessa celebração histórica?

Bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo: Estamos vivendo o Jubileu da Esperança, proposto pelo saudoso Papa Francisco, integrado às celebrações do centenário, com o tema “Esperança que não decepciona”. É para esta esperança, que se realiza plenamente em Jesus Cristo, que somos chamados. Esperança que supera toda inércia e todo sentimento de fracasso. Deus, ontem como hoje, caminha conosco que somos o seu povo, como também com toda a humanidade. Em frente com esperança.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image