Na tarde de terça-feira, 10, realizou-se na Câmara Municipal de Bragança Paulista a 19ª Sessão Ordinária, cujo manifestante da Tribuna Livre, Marcelo Perrone Ribeiro, engenheiro mecânico e secretário municipal, discorreu sobre os trabalhos realizados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, sendo apresentado pelos vereadores Marcus Valle e Rita Valle.
Na oportunidade, Marcelo explicou sobre as ações da secretaria, que possui 45 colaboradores e está instalada no Parque de Exposições Doutor Fernando Costa (Posto de Monta). De acordo com ele, as feiras realizadas na cidade estão em processo de adequação para melhor atender aos munícipes. Sobre a Feira do Produtor Rural, o secretário explicou que a intenção é deixá-la permanente às quintas-feiras, na Praça Raul Leme, no Centro, já que a experiência foi bem aceita.
Dois veículos foram adquiridos para contribuir com o trabalho da secretaria, sendo um deles uma caminhonete, cabine dupla, destinada à Guarda Municipal Rural, cujos recursos foram obtidos por meio do Fundo do Desenvolvimento Rural, mediante aprovação do Conselho do Desenvolvimento Rural.
Dentre outras realizações, Marcelo Perrone ressaltou o Dia do Campo Limpo, em que 13 mil embalagens de agrotóxicos foram recolhidas, contribuindo com a preservação do meio ambiente. Ele explicou, ainda, que o Centro de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos encontra barreiras para ser construído em Bragança devido à proximidade do município com outras cidades que já o possuem, como Atibaia.
Marcelo explanou, ainda, que a Secretaria dos Agronegócios trabalha com dois programas governamentais, o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que contribui para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional, e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que fortalece a agricultura familiar, utilizando mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.
Sobre a Casa da Agricultura, que atua fortemente na valorização da agricultura familiar, o manifestante informou que diversos cursos são realizados em parceria com outras secretarias, possibilitando que os produtores rurais visitem os maiores e melhores eventos realizados no setor.
POSTO DE MONTA
O Parque de Exposições Doutor Fernando Costa, mais conhecido como Posto de Monta, além de alojar a Secretaria dos Agronegócios, recebeu a casa de madeira que ficava no Lago do Taboão. Ela agora é a Casa das Associações e está disponível para as instituições que não possuem sede, além de servir para a realização de cursos de capacitação.
No local também uma caixa d’água foi construída para auxiliar nos eventos com animais de grande porte, a fim de que não lhes falte água, e a Fazendinha da Fesb (Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista), onde os trabalhos dos alunos de medicina veterinária são realizados, foi regularizada e ampliada.
Alguns dados sobre a 49° Expoagro 2014 foram informados pelo secretário Marcelo, que evidenciou o sucesso do evento.
A festa foi realizada em sete dias e teve gratuidade nos dois domingos, sendo o valor total arrecadado pela Prefeitura de R$ 198.322,15 e o volume de negócios gerados de R$ 1.204.000,00. Ao todo, o evento contou com 125 expositores, 500 animais expostos, batendo um recorde histórico, e 148 mil visitantes.
Após o término da sua fala, o secretário recebeu o cumprimento dos vereadores apresentantes, que agradeceram a presença e explicações dadas por ele e reforçaram que a Secretaria dos Agronegócios está se reorganizando, reestruturando e crescendo sob a direção de Marcelo Perrone.
0 Comentários