O Cadastro Nacional de Eleitores fechará no dia 4 de maio de 2022
Está aberto o prazo para emissão da primeira via do título de eleitor às pessoas maiores de 18 anos que pretendem votar nas eleições de 2022. Elas têm um ano para emitir o documento, já que o cadastro eleitoral é fechado 150 dias antes da eleição, conforme previsto em legislação.
Conforme o artigo 77 da Constituição Federal, o 1º turno das eleições acontece sempre no primeiro domingo de outubro, que, em 2022, será dia 2. Desse modo, o cadastro eleitoral será fechado no dia 4 de maio do ano que vem.
O período também vale para aqueles que estão em situação irregular por terem deixado de votar ou justificar nas três últimas eleições, bem como para quem mudou de cidade e precisa pedir a transferência de domicílio eleitoral.
Durante esse intervalo (de 4 de maio até o final da eleição), nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro de eleitores. Esse prazo serve para que a Justiça Eleitoral tenha um retrato fiel do eleitorado que participará do pleito, além de apurar os eleitores aptos a votar e tomar as providências quanto à organização dos locais de votação e produção do material necessário para o dia da votação.
O próximo pleito vai eleger candidatas e candidatos para os cargos de deputado estadual, deputado federal, governador, senador e presidente da República. O 1º turno será no dia 2 de outubro, e o 2º turno, se houver, no em 30 de outubro.
ACOMPANHE SUA SITUAÇÃO ELEITORAL
Para acompanhar a situação do seu título eleitoral, basta preencher o formulário disponível no Portal do TSE (https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/copy_of_consulta-por-nome). Será solicitado o envio de um documento oficial de identificação, um comprovante de residência recente e uma fotografia no modelo selfie do eleitor segurando o documento oficial.
Caso haja débitos de eleições anteriores a 2020, o eleitor deve quitá-los antes de fazer o requerimento, no link: https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/quitacao-de-multas.
0 Comentários