O Abrigo Lar da Bênção, de Bragança Paulista, recebeu 300 livros do Instituto Fazendo História, como parte do Projeto Fazendo Minha História, no Interior de São Paulo, com o qual a instituição foi contemplada.
Além dos livros, a iniciativa oferece também recursos e incentivo para a aquisição de equipamentos para a biblioteca e capacitação de funcionários e voluntários para a mediação de leitura e trabalho com as histórias de vida das crianças acolhidas.
O instituto conta com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e seleciona, forma e acompanha voluntários ou profissionais da área para que construam vínculos afetivos com crianças e adolescentes. O objetivo é aproximar as partes envolvidas afetivamente através da mediação de leitura, que oferece recursos para que os beneficiados elaborem suas vivências; desperta conversas e incentiva a construção do álbum de histórias, contendo relatos, depoimentos, fotos e desenhos que fazem parte de suas vidas.
Para se tornar voluntário no projeto, é necessário participar de três encontros de formação inicial. A atuação tem duração de, no mínimo, um ano, e cada um trabalha com duas crianças e adolescentes, durante uma hora por semana.
O compromisso é, sobretudo, com as crianças e adolescentes que possuem uma característica em comum: viver uma separação muito importante ao serem afastados de suas famílias. Por isso, o instituto acredita que elas merecem e precisam ser tratados com todo respeito e cuidado, sendo o vínculo iniciado com o voluntário uma boa experiência, sem qualquer sensação de ruptura ou abandono.
Conheça mais sobre o instituto em: http://www.fazendohistoria.org.br/fazendo-minha-historia/.
0 Comentários