news-details
Cultura

“Aceitar o convite me enche de satisfação e senso de propósito”, diz Cléber Centini, em retorno à Secretaria de Cultura e Turismo

Por Joel R. Castilho

Na manhã da última terça-feira, 21, o músico, produtor cultural e empresário Cléber Centini Cassali foi anunciado como o novo secretário de Cultura e Turismo de Bragança Paulista. O encontro ocorreu no gabinete da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Edmir Chedid, do secretário especial de Gabinete, Ricardo Oliveira, e do empresário Victor Hugo Chedid.

Em entrevista ao Jornal Em Dia Bragança, Cléber afirmou que aceitar o convite para retornar ao cargo foi, ao mesmo tempo, um desafio e uma oportunidade de contribuir com um grupo político que considera vitorioso. “Na verdade, eu já havia sido secretário de 2001 a 2005, na segunda gestão do Dr. Jesus. Aceitei esse convite como um desafio e também por querer fazer parte desse grupo vencedor do prefeito Edmir Chedid”, afirmou.

Sobre o episódio que o afastou da pasta em 2018, após um ano de sua nomeação, quando foi condenado por improbidade administrativa, Cléber garantiu que a questão está resolvida e que não há impedimentos para exercer cargos públicos. “Foi uma condenação, no meu ponto de vista, injusta, porém, temos que respeitar a lei. Foi um motivo banal, e é bom lembrar que não houve danos aos cofres públicos. Quanto à questão dos adversários, estou preparado e confiante na lei. Afinal, já cumpri a sentença prevista e estou apto a ocupar qualquer cargo público”, declarou.

Entre as metas da nova gestão, Cléber destacou o desejo de resgatar e ampliar projetos de fomento à cultura. “Quero muito resgatar e criar festivais de música, criar uma Bienal Regional do Livro – que inclusive faz parte do plano de governo –, desenvolver novos projetos de fomento à cultura da cidade e também efetivar um grupo de teatro permanente para apresentações regionais”, revelou, ressaltando que há uma necessidade de formação cultural e artística na cidade. “Precisamos valorizar o que é nosso, mas, para isso, antes precisamos preparar as pessoas com cursos, palestras e, é claro, participações”, completou.

O secretário também reforçou que a participação e o diálogo com os artistas locais serão pilares de sua gestão. “Sou músico e sei das dificuldades que músicos e artistas locais enfrentam. A política cultural deve ser debatida e avaliada constantemente para que todos possam se atualizar, crescer e participar. Sempre que estive como secretário, em todas as cidades por onde passei, os artistas locais sempre foram valorizados – e não será diferente agora, pois isso também é uma exigência do prefeito Edmir”, afirmou.

Sobre os próximos eventos culturais que Bragança deve realizar até o fim do ano, Cléber adiantou que ainda está se inteirando das tratativas, mas confirmou a realização de eventos tradicionais. “Sei que temos ainda a Festa Nordestina, o aniversário da cidade e o Natal, que, ao meu ver, exigirão um grande esforço para realizarmos um evento à altura”, pontuar.

Para 2026, Cléber reafirmou o compromisso com o fortalecimento do Carnaval local – no qual tem forte presença e experiência. “O Carnaval de desfile de escolas de samba de Bragança ainda é um dos mais importantes do estado de São Paulo. Porém, sou conhecedor das dificuldades que se acumulam a cada ano. O Carnaval hoje compete com a vida virtual – e isso não é só em Bragança. Creio que teremos que buscar parceiros e investidores para continuarmos realizando esse grande evento”, disse.

Por fim, ele salientou que aceitar esse convite o enche de “satisfação e senso de propósito”. “Agradeço ao prefeito Edmir por acreditar em minha capacidade para este grande desafio. Entendo que uma gestão de sucesso se constrói com a participação de todos. Meu objetivo é ser transparente e participativo, ouvindo as demandas da sociedade para que a cultura e o turismo sejam, de fato, reflexos da nossa população. Olhamos para o futuro, mas com profundo respeito pelo nosso passado. Nosso compromisso é valorizar nossa história, nossas tradições e, ao mesmo tempo, inovar, criando novas oportunidades para a cultura e o turismo da nossa cidade. Vamos trabalhar juntos por um futuro mais próspero e culturalmente rico para todos”, concluiu.

TRAJETÓRIA

Com uma trajetória marcada pela forte atuação no meio cultural e musical, Cléber Centini é um dos fundadores da Liga Independente das Escolas de Samba de Bragança Paulista (Liesb), da Fanfarra Cásper Líbero (Fanfacali) e do bloco carnavalesco Dragão Azul, que mais tarde se transformou na tradicional e premiada Grêmio Recreativa Faculdade do Samba Dragão Imperial, atual campeã do Carnaval bragantino.

Além de sua ligação histórica com o samba e o Carnaval, ele é baterista e líder da Banda Babilônia, além de proprietário da 3C Projetos e Produções, empresa especializada em produção musical e eventos culturais. Entre suas realizações em Bragança Paulista, estão a criação e coordenação de importantes eventos, como o Festival de Inverno, o Carnabragança, o Festival de MPB e a Marcha para Jesus.

Empresário artístico e produtor de eventos, Cléber é formado em Administração de Empresas, Comunicação e Artes pelo Senac (2013) e possui formações em Projetos de Marcas e Logomarcas e Web Design. Atua como produtor musical, com experiência em técnica e arregimentação, além de ser músico instrumentista na área de percussão rítmica e regente musical.
Seu perfil multidisciplinar o levou também a exercer funções de coordenação política, integrando frentes de articulação e desenvolvimento cultural em diferentes municípios.

Na área da gestão pública, Cléber acumula ampla experiência. Foi secretário municipal de Cultura e Turismo de Bragança Paulista por três vezes, secretário de Desenvolvimento Econômico e secretário de Turismo de Serra Negra em duas gestões, secretário de Cultura e Eventos de Atibaia, além de secretário executivo, gestor e agente cultural do Consórcio Circuito das Águas Paulista, tendo participação ativa na criação do Circuito Turístico entre Serra e Águas.

Também figura entre os fundadores da Associação dos Proprietários de Autoescolas e Despachantes de Bragança Paulista e do Grupo de Escoteiros Gebrapa.

Ao longo de sua carreira, recebeu diversas homenagens e reconhecimentos por sua contribuição à cultura, à música e à comunidade, entre eles, o título de Cidadão Bragantino, concedido em 2022; o título de Cidadão do Samba de Bragança Paulista; o Cartão de Prata da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; a Honra ao Mérito no Dia da Música, concedida pelo governo do estado de São Paulo; além de homenagens da Câmara Municipal de Serra Negra, do Tiro de Guerra, da Liesb e da Câmara Municipal de Bragança Paulista. Também foi premiado como Melhor Músico no Festival de MPB do Parque dos Estados.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image