Acima dos 50 anos, mulheres não precisam de encaminhamento para fazer mamografias

O programa estadual “Mulheres de Peito”, que objetiva ampliar a detecção precoce e o acesso ao tratamento de câncer de mama em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, garante ao público feminino nessa idade o agendamento de mamografias sem a necessidade de encaminhamento médico.

A partir dos 50 anos, o tecido mamário é substituído por gordura e, em razão disso, fica mais fácil visualizar alterações, como um tumor. É por isso que o exame é indicado a mulheres dessa faixa etária. Contudo, mulheres que tenham histórico de câncer na família ou que apresentem algum sintoma, mesmo que estejam fora da faixa etária mencionada, também devem fazer o exame, seguindo orientação médica e com o devido encaminhamento.

As mulheres que têm entre 50 e 69 anos devem telefonar para o número 0800 779 0000, com o cartão SUS em mãos, e agendar a mamografia. Em Bragança Paulista, procedimento é feito no Hospital Universitário São Francisco (Husf) e, em Atibaia, no Ambulatório de Especialidades Médicas (AME).

Como a mamografia deve ser feita todo o ano, é recomendado que a mulher faça o agendamento pelo telefone sempre no mês de seu aniversário, assim ela não se esquecerá do exame.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image