Ao longo de dez dias, a Prefeitura Municipal realizou, em vários pontos da cidade, ações como espetáculos teatrais, palestras com especialistas e blitzes educativas. Além de secretarias municipais, o movimento envolveu diversos setores e entidades, como: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, grupos de escoteiros, Lions Club, escolas estaduais, instituições de ensino superior, e Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran). Confira algumas das ações realizadas nessa semana.
PALESTRA NA SAKATA
Na tarde da última quarta-feira, 22, foi realizada a palestra com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, na Sakata Estação Experimental de Bragança Paulista, localizada na Estrada Bocaina, para aproximadamente 100 funcionários. A ação finaliza o calendário de ações do movimento internacional Maio Amarelo em Bragança Paulista.
A assessora Rogéria Gonçalves, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, foi responsável por ministrar a palestra, e apresentou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre óbitos no trânsito, falou sobre a importância do movimento Maio Amarelo, agentes causadores de acidentes, práticas preventivas, educação no trânsito, Código de Trânsito Brasileiro (CTB), desafios na mudança de comportamento, porcentagem de acidentes por fatores como uso de celular e efeito de álcool, entre outros.
Ao final da apresentação, o coordenador de Segurança do Trabalho, Manutenção e Facilidades da Sakata, Márcio Bernal Cabrera, exibiu imagens dos acidentes ocorridos ou causados pelos funcionários da empresa, a fim de conscientizar os colaboradores sobre a importância dos cuidados no trânsito.
ALUNOS PARTICIPAM DE AÇÃO EDUCATIVA
Na segunda-feira, 20, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana também realizou, na Escola Municipal Professor Orlando Pinto de Oliveira, gincana educativa em alusão ao movimento Maio Amarelo.
Ao todo, 330 alunos do 1º ao 5º ano, dos períodos da manhã e tarde, receberam as orientações do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Rogério Alves dos Santos, e da assessora Rogéria Alves. “Acredito que foi de grande valia e, com certeza, multiplicarão as informações levando esses conhecimentos aos seus familiares. Com isso, poderemos ter uma resposta positiva em relação a esse movimento que visa a segurança da população com um trânsito seguro”, comentou o diretor da unidade, Rodrigo Bernuccio.
As atividades aconteceram na quadra poliesportiva da escola e abordaram situações do dia a dia do pedestre e motorista, orientações de como se comportar na faixa de pedestre, na rua ou na calçada, a importância das sinalizações, dos agentes de trânsitos, entre outros assuntos pertinentes ao tema.
MESA REDONDA SOBRE SAÚDE E MOBILIDADE
Na noite da última terça-feira, 21, no Núcleo de Apoio ao Professor e Aluno (Napa), foi realizada mesa redonda em alusão à campanha Maio Amarelo, com o tema “Saúde e Mobilidade, a força que salva vidas”. O evento contou com a participação da Escola Técnica Madre Paulina, profissionais de saúde, população, etc.
A mesa foi composta pelo vice-prefeito Amauri Sodré, secretários municipais, Ricardo Caboclo, docente do curso de Fisioterapia da Universidade São Francisco (USF), Públio Ribeiro Leite, controlador do Samu (Sistema de Atendimento Móvel de Urgência) Bragança, e demais convidados.
Os temas abordados, na ocasião, foram as consequências dos acidentes de trânsito na saúde pública, questões relacionadas à prevenção de acidentes de trânsito e seus fatores associados, informações referentes à reabilitação dos acidentados e números em atendimentos de urgência e emergência do município.
MAIO AMARELO
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução em acidentes de trânsito, de modo a torná-lo mais seguro.
De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Observatório Nacional de Segurança Viária, o Brasil é o terceiro país do mundo com o maior número de óbitos no trânsito. As vítimas de acidentes de trânsito custam 253 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS), em que 43 mil pessoas morrem por ano, sendo a maior ocorrência entre jovens e adultos de 15 a 39 anos.
A Secretaria de Mobilidade Urbana ressalta que, apesar do fim das atividades do calendário da campanha, segue realizando ações visando a educar, conscientizar, formar cidadãos responsáveis, autônomos, comprometidos com a preservação da vida e, consequentemente, reduzir o número de acidentes e mortes em Bragança Paulista.
0 Comentários