Administração Fernão Dias/Huguette realiza sorteio de endereços de moradias do Conjunto Nicola Cortez

Centenas de pessoas compareceram ao Ginásio Municipal de Esportes Dr. Lourenço Quilici, na manhã desse sábado, 11, quando a Prefeitura realizou o sorteio de endereços de 423 unidades habitacionais do Conjunto Nicola Cortez. Autoridades municipais marcaram presença e registraram a alegria de poderem realizar de forma concreta o sonho da casa própria às famílias contempladas.

Inicialmente, um representante de cada família contemplada foi chamado a tomar assento na quadra do Lourenção. Em seguida, as autoridades presentes foram convidadas a ocupar a espécie de palco do local.

Após entoarem o Hino Nacional, o primeiro a se manifestar foi o secretário municipal da Habitação, Márcio Juviniano Barros, que agradeceu ao prefeito por lhe confiar o setor e explicou às famílias contempladas que o sorteio dos endereços era o primeiro passo para a assinatura dos contratos e posterior entrega definitiva das chaves.

Sobre as dificuldades que as famílias poderão ter para se adaptar em morar em apartamentos, Márcio considerou que elas devem ser superadas, pois o importante é que o imóvel é da família.

O secretário fez, ainda, um pedido aos vereadores sobre os projetos de criação da Zeis (Zona Especial de Interesse Social) e do novo contrato com a Sabesp. “Estudem esse projeto com carinho porque ele vai atender a várias famílias como essas”, disse, referindo-se ao primeiro e acrescentando em seguida: “O dinheiro que a Sabesp vai investir é muito importante”.

Vários vereadores bragantinos prestigiaram a cerimônia.

Miguel Lopes contou que morou em casa de aluguel até os 28 anos e que viveu, ao lado de sua mãe, o drama da humilhação imposta pelo proprietário do imóvel em que sua família morava. Ele parabenizou o prefeito Fernão Dias, afirmando que sua Administração está trabalhando com seriedade no setor da habitação. “Passei por isso, sei a alegria que vocês estão sentindo. Foi um estelionato eleitoral o que aconteceu em 2002, quando o ex-prefeito cassado, Jesus Chedid, sorteou as casas. E vocês tiveram de esperar todos esses anos para receberem as moradias. Foi um golpe, nada mais que isso”, declarou o vereador.

Fabiana Alessandri agradeceu o prefeito por estar trabalhando para dar habitação de qualidade à população. “Estou apoiando a Administração do prefeito Fernão Dias na Câmara, mas faço isso com muita satisfação porque a Administração está olhando para as pessoas mais necessitadas. Também tive a infelicidade de estar em 2002 no sorteio das casas que não foram entregues. Mas aqui está uma Administração íntegra, em quem vocês podem confiar”, disse a vereadora.

Emocionado, o vereador Leonel Pereira Arantes afirmou que estava muito feliz por poder participar daquela solenidade. Ele aconselhou as famílias contempladas a não venderem as moradias e parabenizou a todos.

Antônio Bugalu destacou que muitos prefeitos passaram pelo comando da cidade, mas que o diferencial de Fernão Dias é o olhar aos mais necessitados.

O vereador Juzemildo Albino da Silva afirmou que tudo tem a sua hora e que com o trabalho sério da Administração estava sendo possível realizar a entrega das moradias populares. Ele também aconselhou os contemplados a não comercializarem os imóveis, pois, se isso ocorrer, nunca mais poderão ser beneficiados, e avisou que na próxima segunda-feira, 13, haverá uma audiência pública sobre o projeto de criação de Zeis, na Câmara Municipal, às 19h. “A promotora de Justiça está pressionando os vereadores a votarem contra, mas são poderes independentes, cada um no seu quadrado, não se meta na Câmara”, desabafou o vereador, defendendo a aprovação da proposta.

Rafael de Oliveira parabenizou o prefeito pelas realizações no setor da habitação e destacou que a Administração não estava sorteando ilusão, mas sim, transformando o sonho da casa própria em ações concretas.

Valdo Rodrigues contou que foi diretamente afetado pelo sorteio de casas inexistentes em 2002, pois ele foi um dos contemplados, na época. Agora, por estar no cargo de vereador, ele não pôde ser contemplado, detalhou. “Hoje temos aqui muitos corações alegres, emocionados, que vocês sejam gratos a Deus por este momento”, disse, enaltecendo o trabalho do secretário Márcio à frente do setor.

O vereador Noy Camilo, que é líder do prefeito na Câmara, pediu ao secretário Márcio que, se possível, promova a entrega definitiva das moradias próximo do Dia das Mães. Noy aconselhou que os contemplados cuidem com muito carinho dos imóveis e informou que haverá uma vaga para cada morador nesse conjunto habitacional.

Em seguida, discursou a primeira-dama, Rosângela Leme. Ela parabenizou as famílias contempladas pela conquista e disse que tem certeza de que elas não irão vender seus imóveis. Rosângela afirmou também que não só a Habitação tem a atenção do prefeito, mas que esta é a principal área. A primeira-dama justificou o fato de Fernão Dias não ser visto comumente nas ruas, dizendo que é na Prefeitura que ele tem de estar, trabalhando, e que sua dedicação é quase que exclusiva ao cargo. “Estejam atentos às notícias que circulam na cidade. Enquanto o prefeito está trabalhando quase 24 horas por dia, tem gente espalhando falsas notícias. Algumas pessoas ficam tentando manchar o trabalho sério, mas agora temos gente séria administrando o dinheiro do povo”, concluiu a primeira-dama.

A vice-prefeita Huguette Theodoro da Silva considerou que o sorteio dos endereços das moradias populares era um divisor de águas na vida das famílias contempladas. Em sua visão, a homenagem feita ao ex-prefeito Nicola Cortez, dando seu nome ao conjunto habitacional, é muito oportuna, pois acredita que Nicola, quando foi prefeito, e Fernão Dias são visionários preocupados em ajudar o povo mais pobre. “As pessoas que mais precisam da gente são as menos protegidas pela sociedade. Quem mora em condomínio fechado precisa muito pouco da Prefeitura, mas quem mora em área de risco, mulher que é arrimo de família, essas pessoas precisam muito. Hoje, tenho certeza que o coração do Fernão não está cabendo dentro do peito dele. Esse mérito de vida digna não pode ser manchado por pessoas que não têm vida digna”, afirmou Huguette, que finalizou seu discurso dizendo que a atual Administração não precisa soltar fogos na entrega de casas, mas sim, tijolos e papéis que garantam que as moradias existem.

O último a fazer uso da palavra antes dos sorteios foi o prefeito Fernão Dias, que afirmou que a casa é o segundo maior bem que uma pessoa pode ter. Na sua visão, o primeiro é o conceito em torno do próprio nome. Ele enfatizou que as famílias contempladas são as 423 mais necessitadas da cidade e que o fato de ter vencido as eleições por 21 votos de diferença demonstra que ele é abençoado por Deus. “Meu compromisso com o povo, e principalmente com Deus, é dar dignidade às pessoas”, afirmou.

Assim como já fez em outras ocasiões, o prefeito declarou que as pessoas têm de se conscientizar de que político não dá nada a ninguém. “O dinheiro é de vocês. Ninguém está dando casas, vocês estão pagando pela casa de vocês. O que fizemos? Fomos a Brasília lutar para trazer investimentos em moradia popular e em apenas dois anos de governo conseguimos”, contou.

O prefeito foi aplaudido em pé ao concluir seu discurso da seguinte maneira: “A única coisa que peço a vocês é que orem por mim. Costumo dizer que para vocês o sonho acabou, agora é realidade. Sonho que políticos inescrupulosos venderam para vocês. É somente a Deus que vocês têm de agradecer. Que Deus abençoe a todos”.

Então, o secretário Márcio explicou quais foram os critérios de desempate para estabelecer as famílias que seriam contempladas com as 23 casas que o Conjunto Nicola Cortez tem, além dos 400 apartamentos. Os representantes dessas famílias foram chamados à frente para poderem iniciar o sorteio dos endereços.

Cada contemplado sorteou, então, o endereço em que vai morar daqui a aproximadamente um mês. Terminados os sorteios dos endereços das casas, começou o dos apartamentos, que se estendeu durante a tarde desse sábado.

De acordo com o secretário de Habitação, o contemplado que eventualmente não compareceu ao Lourenção para o sorteio deve procurar a Prefeitura nesta segunda-feira, 13. Caso contrário, será considerado desistente.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image