
Nesta semana, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais de Ação e Desenvolvimento Social (Semads), de Segurança e Defesa Civil, de Obras e de Serviços, retomou a Operação Mão Amiga e Cidade Segura. A ação, que se estenderá durante todo o mês de junho, tem como objetivo atender a população em situação de rua, oferecendo serviços públicos conforme suas necessidades, e assegurar a execução das responsabilidades da administração pública diante dessa questão.
A operação intensifica o trabalho intersetorial para atender a diversidade de perfis da população de rua, envolvendo a Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (Semads), responsável pela abordagem social, que ofertará os serviços socioassistenciais e o apoio necessário; a Secretaria de Segurança e Defesa Civil, por meio da Guarda Municipal, para abordagem dos indivíduos suspeitos e intervenções nos casos de uso e comercialização de drogas, além de apoio e proteção as equipes operacionais; a Secretaria Municipal de Obras, por meio da Divisão de Projetos e Posturas (DIPP), que atuará na fiscalização de ambulantes e vendas irregulares, prevenindo o comércio ilegal e garantindo o cumprimento das legislações; e a Secretaria Municipal de Serviços, que apoiará na retirada de entulhos e coleta de materiais descartados pela população de rua.

Durante a operação, na última terça-feira, 4, 21 pessoas foram abordadas, dentre as quais oito eram itinerantes, sete migrantes e seis residentes de Bragança Paulista. Nove foram encaminhadas para a Casa de Passagem e uma para a UPA Vila Davi, enquanto 11 pessoas recusaram o acolhimento. Ao total, na ocasião, a Casa de Passagem acomodou 29 pessoas em situação de rua. O trajeto da operação ocorreu em locais como Terminal Rodoviário Urbano João Sólis Garcia, Rodoterminal, Praça José Bonifácio, Avenida Euzébio Savaio e no Bairro Lavapés, Lago do Taboão, Avenida Antônio Pires Pimentel, região da Câmara Municipal e Praça da Bíblia.
CASA DE PASSAGEM
A Casa de Passagem, localizada na Avenida dos Imigrantes, 6.929, no Bairro Jardim da Fraternidade, oferece alimentação, banho, higiene pessoal, locais para descanso e pernoite, além de atendimento técnico com assistentes sociais e psicólogos. A equipe trabalha na construção de propostas para superar a situação de rua, promovendo a reaproximação familiar, autonomia, encaminhamento para serviços de saúde, cursos profissionalizantes e inserção no mercado de trabalho.
O acesso aos serviços da Casa de Passagem pode ser feito por encaminhamento do Centro Pop, Equipe de Abordagem Social, Guarda Municipal ou diretamente no local, entre 17h e 22h.
Para mais informações, entre em contato pelos telefones: (11) 4035-2785 (Casa de Passagem), (11) 4032-6400 (Centro Pop), (11) 93023-8671 (Abordagem Social) ou 153 (Guarda Municipal).
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários