Na manhã dessa quinta-feira, 9, a cidade de Bragança Paulista deu mais um passo no combate à violência contra mulher ao lançar o “Selo Estabelecimento Amigo da Mulher”.
A ação simboliza o compromisso da cidade em combater a violência de gênero, além de promover a conscientização sobre a importância de respeitar os direitos das mulheres em todos os aspectos da vida, garantindo uma sociedade mais igualitária e segura para todas as suas cidadãs.
“Através deste selo, estabelecimentos comerciais como, por exemplo, bares, restaurantes e casas noturnas comprometem-se a adotar práticas que contribuam para a prevenção da violência de gênero, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para as mulheres”, disse o prefeito Amauri Sodré.
Na ocasião, também estiveram presentes vereadores municipais; o delegado seccional de Bragança Paulista, Sandro Montanari; membros da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres; o presidente da Associação Comercial, Antônio Carlos Vidiri; representantes dos conselhos municipais e entidades sociais; secretários municipais e imprensa.
A ação vai ao encontro da Lei Estadual nº 17.621/2023, regulamentada pelo governo do estado de São Paulo no início do mês.
“Bragança Paulista está alinhada com o governo do estado, ao lançar uma campanha municipal de acordo com a legislação. Além disso, temos várias ações já em andamento no município como ‘Não se Cale’ e o ‘Fórum da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres’, que tiveram início neste ano no estado”, comentou a presidente do Fundo Social de Solidariedade.
Tendo em vista que muitas mulheres passam por situações indesejadas em locais públicos, a iniciativa une poder público e estabelecimentos comerciais contra a violência de gênero, tornando os espaços refúgios de segurança e solidariedade.
Em Bragança Paulista, a mulher pode procurar ajuda pelos seguintes canais:
- Telefones de Emergência 192 e Disque-denúncia 190;
- Fundo Social, localizado na Rua Dr. Freitas, 835, no Matadouro, telefone: 4035-0010;
- CREAS, localizado na Rua Dr. José Hermenegildo Pereira Guimarães, 64, no Lavapés, telefone: 4604-1549;
- Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), na Avenida dos Imigrantes, 9, Praça 9 de Julho, no Taboão, telefone: 4033-3795;
- Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Projeto Guardiã da Penha), telefone: 153;
- Polícia Civil – Plantão 24 horas, telefone: 4034 7420;
- Polícia Militar – Plantão 24 horas, telefone: 190.
0 Comentários