Duas estudantes do Instituto Federal de São Paulo – Campus Bragança Paulista (IFSP-BRA) estão entre as 12 semifinalistas brasileiras do Technovation, uma das maiores competições globais de empreendedorismo tecnológico voltada exclusivamente para meninas.
A equipe é formada por Bruna Camargo Galindo e Fernanda Nascimento de Paula, alunas do 3º ano do curso Técnico Integrado em Informática. Elas desenvolveram o Parla, uma plataforma inovadora que tem como objetivo auxiliar pessoas com deficiência auditiva e surdas na oralização e no processo de leitura labial, contribuindo para a inclusão e a melhoria na comunicação desse público.
O trabalho foi desenvolvido sob orientação do professor doutor Rafael Prearo Lima e da professora mestre Talita de Paula Cypriano de Souza, que acompanham de perto o desempenho das alunas no desafio.
O Technovation é um programa internacional que incentiva meninas de todo o mundo a criarem soluções tecnológicas para enfrentar problemas sociais em suas comunidades. Além de estimular o empreendedorismo, a competição também promove o desenvolvimento de competências em programação, gestão de negócios e liderança feminina no setor de tecnologia.
Com o projeto Parla, as alunas do IFSP-BRA se destacaram pela proposta inovadora e pelo impacto social da solução, demonstrando que a tecnologia pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão.
O vídeo de apresentação do projeto está disponível no youtube, onde é possível conhecer mais detalhes sobre a proposta e seu funcionamento.
0 Comentários