Três estudantes do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Fatec (Faculdade de Tecnologia do estado de São Paulo), campus Bragança Paulista, desenvolveram uma plataforma para viabilizar o comércio virtual de produtos de pequenos agricultores e feirantes da cidade. O objetivo é ajudar essa classe de trabalhadores que, desde o início da pandemia, vem tendo dificuldades para escoar suas produções, uma vez que a agricultura familiar é direcionada, na maioria das vezes, ao abastecimento dos mercados locais e regionais.
A novidade atende a uma solicitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, e foi criada pelos alunos Édipo Wohlers, João Paravatti e Luiz Gustavo Trufilho. O aplicativo iFeira permite que feirantes cadastrem suas mercadorias e as disponibilizem para compras on-line. “É um sistema simples e seguro de movimentar a economia local. Nossa maior motivação é manter a renda ou pelo menos minimizar os prejuízos destes profissionais, sejam feirantes ou pequenos produtores”, conta a orientadora do projeto, Viviane Ramalho de Azevedo.
De acordo com a professora, a parceria com o município envolve diversas outras iniciativas. “A Fatec Bragança tem um compromisso com a Prefeitura que abrange parcerias para inclusão digital e aperfeiçoamento profissional de trabalhadores de todas as idades”, completa.
Segundo o diretor da Fatec Bragança Paulista, Marcos Maia, “além de cumprir a missão de contribuir para que os arranjos produtivos de cada região se desenvolvam, neste momento de crise mundial é responsabilidade de todos, como cidadãos, educadores e estudantes, mostrar empatia e colocar o conhecimento a serviço da sociedade”, afirma.
O aplicativo é totalmente gratuito e pode ser baixado na loja de aplicativos do smartphone ou pelo site: https://ifeira.braganca.sp.gov.br/, onde também é possível encontrar mais informações a respeito.
0 Comentários