Na manhã da última quarta-feira, 2, o presidente da Câmara Municipal de Bragança Paulista, Tião do Fórum, recebeu alunos do terceiro semestre do curso de Direito da USF (Universidade São Francisco). A visita teve como objetivo apresentar uma proposta para melhoria no atendimento às vítimas de violência doméstica, a fim de criar um projeto de lei que lhes garanta auxílio-financeiro, como já ocorre em outras cidades do interior de São Paulo.
“Sou estagiária da Delegacia da Mulher e vemos, anualmente, o aumento dos índices de violência doméstica. Nós fomos até a ONG Rendar ver o que eles realizam em relação ao apoio às mulheres e percebemos que o trabalho deles é mais voltado para assistência social e psicológica. Porém, em Bragança, as mulheres não têm suporte financeiro quando passam por este problema”, relatou a aluna Gabriella Luchini.
O grupo detalhou que, após o registro do boletim de ocorrência e a concessão da medida protetiva, muitas vezes o agressor sai da casa e a mulher e filhos ficam desamparados. “Esse auxílio-financeiro não existe em Bragança. Nossa proposta é que seja feito um projeto de lei que garanta a possibilidade para que a vítima possa se manter neste período em que sai do relacionamento abusivo. Nós nos baseamos em uma lei do município de Paulínia”, informou a estudante.
Os alunos apresentaram a proposta como parte do projeto de extensão que realizam pela universidade. “O tema da violência doméstica é uma preocupação recorrente da Casa Legislativa. Fiquei muito satisfeito em receber os alunos e perceber a atenção que estão tendo para um assunto tão importante e delicado. Recebi todo material que eles me entregaram e, dentro das possibilidades como vereador, vou trabalhar para que a medida possa se tornar realidade em nossa cidade”, concluiu o presidente Tião do Fórum.
***
0 Comentários