Os pimentões vermelhos e os amarelos são os mais saborosos, adocicados e menos indigestos. Com o vermelho, sempre preparo o molho para colocar nos lanches e em misto-quente, mas também o preparo como entrada ou como acompanhamento de carnes – que é a receita de hoje, um antepasto de pimentão.
Uma peculiaridade da cozinha é que, à medida que o tempo vai passando, uma receita tradicional pode ser modificada, ou melhor, simplificada, sem perder sua essência. E o exemplo é este pimentão, receita de família que minha mãe sempre preparou, meu filho Rafael sempre apreciou e hoje, sendo expert na cozinha, facilitou o preparo dos pimentões me orientando como fazer.
A receita original orienta a colocar os pimentões na chama do fogão para retirar toda a pele deles. Com a nova orientação que foi aprovada, se somente lavar e secar os pimentões e cortá-los em tirinhas, você tem o mesmo resultado com uma redução de tempo de preparo.
E como a receita desta vez foi a quatro mãos, preparamos o antepasto com os pimentões vermelhos e os amarelos. Além de deliciosos, farão bonito na sua mesa de aperitivos ou de refeição.

Primeiro preparo:
- 2 pimentões vermelhos ou amarelos grandes (650 a 700 gramas no total)
- 1 xícara (chá) de vinagre branco
- 1 xícara (chá) de açúcar
Guarnição:
- 6 a 7 dentes de alho cortados em fatias finas
- 1 colher (sobremesa) de orégano
- Pimenta do reino a gosto
- Sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de azeite
Lave os pimentões e seque num pano de prato. Não é necessário tirar a pele dos pimentões. Abra cada um, retire o cabo e as sementes e corte em fatias finas no sentido do comprimento e reserve.
Numa panela, coloque o vinagre e o açúcar e mexa bem. Ligue e misture somente o pimentão. Deixe ferver, sem colocar tampa, por cerca de 25 minutos mexendo de vez em quando.
Desligue o fogo e deixe esfriar (eu deixei de um dia para outro, pois fiz à noite).
Passe os pimentões frios com o molho agridoce do cozimento para uma tigela e misture o alho picado, sal, pimenta, orégano e regue com o azeite, misture bem e leve gelar por ao menos 4 horas antes de servir.
Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bra-gantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários