news-details
Cultura

Ases lança o livro “Crônicas Na Cidade Poesia”

No dia 20 de abril, aconteceu o lançamento de mais uma obra conjunta dos escritores da Associação de Escritores de Bragança Paulista (Ases), o livro “Crônicas Na Cidade Poesia”, no saguão do Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid.

O encontro foi um sucesso de público e as crônicas contidas no livro mexeram com as emoções de quem estava lá e dos que adquiriram ou ganharam de presente e já leram. Por serem textos curtos, a leitura das crônicas é agradável, inclusive por terem as letras no tamanho ideal.

Para ter uma ideia do que está contido no livro, confira a crônica da escritora Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini, escrita em homenagem ao seu tio-padrinho, Flávio Fagundes de Oliveira.

E depois, caso se interesse em adquirir o livro, entre em contato com a Ases pelo e-mail: asesbp@gmail.com para combinar pagamento e entrega. O valor do exemplar de 170 páginas e 36 crônicas de locais diferenciados da cidade é de R$ 40,00.

 

NOS EMBALOS DOS SURDOS E REPIQUES

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini

O som da caixa e do surdo que vinha do Grupo Jorge Tibiriçá me fizeram voltar no tempo quando, ainda bem pequena, via meu tio Flávio, que trabalhava naquela escola e, dentre as funções do seu trabalho, ensaiava a fanfarra e trazia para o quintal da casa de meus avós, pais dele, onde hoje resido; os surdos, caixas e repiques para esticar o couro, deixando-os secar ao sol; num processo que não entendia mas gostava de ver.

O Grupo Escolar Dr. Jorge Tibiriçá, em Bragança Paulista, fica praticamente no quintal de minha casa. Ele surgiu da necessidade de centralizar o ensino das muitas escolas isoladas dos bairros rurais. Criado por decreto de 20 de junho de 1897, foi instalado em 9 de agosto do mesmo ano. Na falta de um prédio próprio, a Câmara Municipal ofereceu uma casa particular muito antiga para funcionar o Grupo, reformada de modo a compensar a função da mesma. Em 1905, aconteceu a inauguração de um edifício imponente, construído em um terreno situado na Rua Coronel Leme, no centro da cidade. O nome “Jorge Tibiriçá” foi dado à escola em 1906, em homenagem ao ilustre político e fazendeiro bragantino que, como presidente do Estado, fizera uma visita ao Grupo e incumbiu o Sr. Cesário Motta de encontrar um lugar para a construção de um novo edifício específico para fins educacionais.

Certamente muito garotos, senhores hoje, se lembrarão do Flavião, um homem de olhos claros, sorridente e de porte grande, enorme, principalmente perto do tamanho que eu tinha nos anos de 1965. Ele era meu padrinho de batismo, solteiro, filho mais velho de meus avós maternos. Adorava música, tocava piston, ensaiava no seu quarto e, numa época em que aparelhos eletrônicos começavam a aparecer, o tio tinha toca fitas e rádios diferentões. Flávio também tocava nas bandas de música que nossa cidade possuía; me lembro dele com o uniforme azul marinho de alguma delas.

Tio Flávio foi, na condição de filho mais velho do dono do Bragança Jornal, o que não teve a missão de seguir os passos do pai pois, nas horas que terminava seu expediente no trabalho, ficava no balcão do jornal recepcionando quem chegava; sem nunca se embrenhar nas máquinas e afazeres da redação.

Certamente muitos puxarão pela memória e relembrarão de fatos da infância no Grupo Escolar e de outras figuras que faziam parte daquele educandário junto com o Flávio; como a dona Lourdes e o seu Moacyr; pessoas que, com seu carisma e modo de agir devem ser lembrados pois auxiliaram na formação escolar de gerações de bragantinos.

Flávio e Grupo Escolar, Flávio e fanfarra, Flávio e Bandas de Música, Flávio e ações solidárias e assistenciais no Asilo da Cidade Poesia e, por último, Flávio e o jornal.

Foi uma breve viagem no tempo e, do mesmo modo que as lembranças aqueceram meu coração, as batidas desritmadas dos garotos ensaiando me fizeram rapidinho voltar à realidade e torcer para que os alunos tenham a sorte de ter um instrutor tão cativante quanto era o Flavião.

******

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram e no Facebook 

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image