Ases recebe apenas até o dia 26 inscrições para o XXI Concurso Estudantil

O tema deste ano é o 80º aniversário do Clube 13 de Maio e a influência afro na cultura bragantina

 

Na próxima sexta-feira, 26, encerram-se as inscrições para o XXI Concurso Estudantil, promovido pela Ases (Associação dos Escritores de Bragança Paulista). Como o tema escolhido para este ano é o 80º aniversário do Clube 13 de Maio e a influência afro na cultura bragantina, o Jornal Em Dia conversou com Izilda Toledo, presidente da Arcab (Associação Recreativa e Cultural Afro-Brasileira).

Izilda contou que o 80º aniversário do Clube 13 de Maio se deu em 2014, pois ele foi fundado 15 de novembro de 1934. Ele é remanescente do Clube de Escravos, conforme apontou a presidente da Arcab, entidade que desde 2003 atua como mantenedora do 13 de Maio.

O Clube dos Escravos formado em Bragança Paulista foi fundado em 14 de novembro de 1881 e este foi um ato completamente impensável para os padrões daqueles tempos, tanto que jornais do Brasil inteiro, incluindo grandes periódicos do Rio de Janeiro e São Paulo, noticiaram os fatos com imenso destaque em suas primeiras páginas, informou Izilda.

Os Clubes Sociais Negros, de acordo com a Comissão Nacional, definem-se enquanto espaço associativo do grupo étnico afro-brasileiro, originário da necessidade de convívio social do grupo voluntariamente constituído e com caráter beneficente, recreativo e cultural desenvolvendo atividades num espaço físico próprio.

Izilda contou que fez palestras em 36 escolas por ocasião dessa parceria com a Ases e que isso possibilitou levar informações sobre o resgate da cultura negra e mostrar como é possível trabalhar o tema na Educação. “O desconhecimento é geral, ninguém sabia do que fomos falar. E é uma memória que não podia ser desconhecida”, apontou.

Durante as palestras, Izilda disse que aborda um pouco sobre o passado, a história dos negros no Brasil, o presente e o futuro. “É um resgate a muitas mãos e essa parceria com a Ases é fantástica. Estou muito feliz, grata e esperançosa de que as coisas possam mudar”, afirmou.

Esta é a segunda parceria entre a Arcab e a Ases. A primeira foi em 1995, quando o tema abordado foi a beleza da raça.

Izilda também comentou que gostou muito da escolha da homenageada, Professora Helena Faria, que completou 85 anos no dia 16 de junho deste ano.

“Nossa preocupação maior é com as crianças, pois o racismo é sentido desde a barriga da mãe. Nosso objetivo maior é incluir a cultura negra no currículo escolar de Bragança Paulista, pois ajudamos a construir a cidade, e que as crianças negras não sejam mais excluídas, que o tratamento seja igual”, declarou, acrescentando que o sangue africano independe da cor da pele.

Além do resgate da cultura afro-brasileira, o concurso estudantil da Ases celebra a Década Internacional dos Afro-descendentes. Izilda comentou que o Brasil firmou acordo internacional para agir até 2024 no sentido de combater o racismo e a pobreza.

O XXI Concurso Estudantil recebe inscrições até o dia 26, próxima sexta-feira. Assim como nos anos anteriores, podem participar do concurso alunos e professores de escolas da rede pública estadual e municipal e particular de Bragança Paulista, abrangendo todos os anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio.

Alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental participam na modalidade desenho. Do 3º ano do Fundamental em diante, os estudantes devem concorrer com textos em prosa ou verso.

A divulgação dos resultados está prevista para 20 de agosto. Outras informações estão disponíveis no site da Ases: www.asesbp.com.br.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image