Esta receita foi uma sugestão que aprendi com meu irmão Luciano esses dias. Ele testou e, como sabe que receita boa precisa ser partilhada, me passou, com o nome de “bacalhau de forno”.
Para o meu livro de receitas, mudei o nome: coloquei “bacalhau de tigela”, pois, na verdade, você faz tudo na panela e depois leva ao forno só para aquecer.
E hoje, tendo um tanto de purê de batatas que sobrou do jantar de ontem, resolvi preparar, pois estava com uma bandeja de bacalhau em lascas por aqui. Me surpreenderam a praticidade e o sabor.
Agora é a época em que, tradicionalmente, o bacalhau é uma opção, visto que seu preço às vezes está menor do que o da carne. Aproveite e já guarde a receita para preparar.

- 6 batatas sem casca e picadas em cubos grandes
- 350g de bacalhau em lascas já dessalgado
- 1 pimentão vermelho picado
- 2 cebolas médias
- 2 dentes de alho picados
- 2 a 3 colheres (sopa) de óleo ou azeite
- Sal e pimenta a gosto
- Cheiro verde picado a gosto
- 2 colheres (sopa) de requeijão
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 100 ml de leite de vaca
Comece cozinhando as batatas picadas em água com uma colher (chá) de sal (eu usei parte da água que dessalguei o bacalhau).
Pique o pimentão e as cebolas em cubos, adicione o alho e refogue no azeite ou óleo. Depois de murcho, junte o bacalhau e o cheiro verde, mexa e deixe cozinhar por alguns minutos, mexendo sempre. Prove o sal e a pimenta.
Escorra as batatas e esmague-as ainda mornas. Coloque o requeijão, a margarina e o leite. Se gostar, pode colocar pimenta do reino, e acerte o sal.
Unte uma tigela com margarina e coloque o purê das batatas e, por cima, espalhe a preparação de bacalhau.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno para aquecer.
Sirva com arroz branco e batata palha.
Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
***
0 Comentários