Se você quer um docinho gostoso, rápido e saudável, tire dez minutos – pode ser durante o preparo do almoço, inclusive – e faça banana em calda. Esta é uma receita antiga também, do livro de receitas do Sesi, aquele de capa amarelinha.
Por volta dos meus 13 ou 14 anos, fiz, junto da amiga-irmã Zizina Longobardi Basile diversos cursos no Sesi, que ficava numa casinha no Larguinho das Pedras e, no de culinária, a gente ganhava o livro, uma relíquia para quem estava começando a se embrenhar na cozinha.
E a ideia veio à tona pois meu filho, Rafael Zecchini (o Rafão – Comida raiz), no último evento que preparou, me pediu para preparar este docinho em calda para servir como sobremesa e foi um sucesso.
Sugiro fazer poucas unidades, pois o rendimento é razoável. Aqui, usei 4 bananas que estavam no ponto, mas firmes; não as use muito maduras porque o sabor e textura ficam diferentes. E a partir dessa quantia, você pode preparar sempre testando o açúcar e o caldo de limão, principalmente, que dependem muito do gosto pessoal.

- 4 unidades de banana sem casca e cortada em rodelas
- 1 copo (200 ml) de água
- 2 a 3 colheres (sopa) de açúcar
- Caldo de um limão pequeno
- 1 rama de canela cortada em pedaços menores
Coloque tudo na panela e, logo após picar as bananas, já espalhe o suco do limão por cima para não escurecer. Dê uma mexida para o açúcar se misturar e leve ao fogo médio.
Quando começar abrir fervura, espere formar a espuma, dê uma mexida e já desligue o fogo. A banana amolece muito rápido e só com o calor da calda você já tem sua sobremesa pronta.
Eu gosto de comer morninho, mas frio ou gelado também é muito saboroso.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as
próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
0 Comentários