news-details
Redescobrindo

Berinjela da Vanda

Quando se pensa em berinjela, a maioria das pessoas lembra da famosa caponata, que é a berinjela em fatias feita no forno com outros legumes – um delicioso antepasto para qualquer ocasião.

Esta berinjela da receita de hoje não deixa de ser um antepasto, mas seu preparo, além de diferente, é menos trabalhoso e resulta num petisco muito gostoso.

É uma receita muito antiga, do tempo em que iniciei meu livro de receitas, ainda meninota, copiando as receitas certeiras do caderno de minha mãe. Ela faz parte das tradicionais receitas bragantinas que pesquisei nos anos de 2003 a 2005, pois se trata de receita de família de uma bragantina que atualmente passou esse dom de cozinhar às filhas e netas.

Recebe o nome de quem deu a receita e, nesse caso, se trata de uma prima de minha mãe, a Vanda Del Roio, que sempre foi uma cozinheira de mão cheia para pratos doces e salgados. O toque diferente dessa berinjela é a adição do aliche, aqueles filés de peixe em conserva no óleo que compramos em vidrinhos (antigamente se vendia nos armazéns a granel). Para quem não gosta, pode preparar sem, mas o toque especial e a adição de sabor valem a pena arriscar.

BERINJELA DA VANDA

 - 2 berinjelas grandes, com casca, picadas em cubinhos

 - Sal e orégano a gosto

 - Óleo (cerca de 3 colheres)

 - Vinagre (3 a 4 colheres)

         Coloque numa assadeira a berinjela picada e tempere com o sal, orégano, óleo e vinagre agregando todos os pedacinhos com os temperos. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 20 a 25 minutos, até que ela tenha murchado e esteja cozida, sem desmanchar.

         Enquanto isso, prepare num prato a seguinte mistura:

 - 6 dentes de alho fatiados

 - Nozes picada (meia xícara)

 - Uva passa (meia xícara)

 - Pimenta vermelha a gosto (coloquei metade de uma dedo de moça, mas pode ser em pó)

 - Cheiro verde picado a gosto

 - 6 a 7 filés de aliche picadinhos

 - Se gostar, coloque uma colher do azeite do aliche. Misture tudo e reserve.

 - Óleo e azeite para regar

         Tirando a berinjela do forno, acomode num pirex uma camada de berinjelas, espalhe os temperos acima, regue com um fio de óleo e azeite, outra camada de berinjela, os temperos... E vá fazendo desse modo até terminar os ingredientes. Ao final, regue com óleo e azeite. Tampe e leve gelar.

         Aprecie com torradas, pão ou bolacha água e sal (acompanhando um arroz e feijão também fica divino!).

Até nosso próximo encontro!

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image