Dando início às festividades do Carnaval bragantino 2019, ocorre, amanhã, 24, o tradicional desfile de blocos carnavalescos e trios elétricos. A atração será realizada entre 15h e 19h e a concentração se dará na Praça Raul Leme, no Centro, com destino final na Rua José Domingues, próximo ao número 656.
O tradicional Bloco do Guaraná puxará os 30 blocos que comporão o desfile, que contará com cinco trios elétricos, sendo um da Prefeitura, um do Bloco do Guaraná, um do Bloco Galera da Breja, um do Bloco Mama na Teta e um do Busca Vida/JC Netto, que vai com uma carreta de 25 metros, fechando o desfile.
CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO
No evento, campanhas de conscientização serão trabalhadas com o público presente. Alguns dos temas serão: “use banheiros químicos, mantenha a cidade limpa”, “use sempre camisinha”, “proibida a venda de bebidas para menores”, “Fique vivo, se beber não dirija”. Para entrar no clima, alguns blocos farão uma campanha de conscientização em prol do meio ambiente, incentivando o uso de canecas e não de copos descartáveis.
De acordo com a Prefeitura, haverá distribuição de preservativos masculinos e orientações de saúde aos foliões.
SEGURANÇA E ORGANIZAÇÃO
A Administração informou que disponibilizará seguranças particulares, brigadistas e guardas civis municipais, além da presença da Polícia Militar nos dias de folia. Também haverá reforços na área de mobilidade urbana para evitar transtornos no trânsito.
Banheiros químicos e latões de lixo serão instalados ao longo do percurso, equipes de fiscalização, saúde e mobilidade urbana estarão presentes. Haverá, ainda, estrutura de ambulâncias e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
No início dessa semana, a Secretaria de Cultura e Turismo, com a participação de diversas outras secretarias municipais envolvidas no evento, realizou uma reunião preparatória para definir os preparativos para o Carnaval 2019.
Na ocasião, algumas medidas foram anunciadas, como a proibição de ambulantes com caixas de isopor comerciali-zando qualquer tipo de bebida no meio dos foliões, e os comerciantes credenciados estão proibidos de comercializar bebidas em embalagens de vidro, sprays e afins, conforme Lei Municipal, por se tratar de um evento com grande concentração de pessoas, sob pena de multa e apreensão.
PROGRAMAÇÃO DA FOLIA
A programação do Carnaval está bastante diversificada para alegrar a festa de todos os foliões, com atrações de entrada livre e gratuita. As atrações começam no próximo sábado, 2, com o Baile Carnavalesco da Melhor Idade. A atração é especial aos grupos da terceira idade e população em geral, e ocorre das 22h às 2h, com uma banda que vai trazer o melhor das marchinhas de Carnaval. Confetes, serpentinas, máscaras, premiações das melhores fantasias e dos foliões mais animados integrarão o evento.
Com o intuito de integrar as comunidades, a Prefeitura também levará aos bairros da Zona Norte do município, que agregam mais de 60 mil habitantes, trio elétrico com a Banda Vexame, que reúne sambas e marchinhas de Carnaval com uma animação contagiante.
Também no sábado, 2, acontece o Carna Henedina, no Bairro Henedina Cortez, na Rua Ézeo Dínamo Rossi. No domingo, 3, será o dia do Jardim Fraternidade curtir o Carna Fratê, na Rua Ernesto Vaz de Lima. E na terça-feira de Carnaval, 5, é a vez do Carna Parque, que acontece na Avenida Dep. Virgílio de Carvalho Pinto, no Parque dos Estados. Todos os eventos acontecem das 15h às 18h.
CARNA PRAÇA, O TRADICIONAL CARNAVAL DE MARCHINHAS
Durante todos os dias de Carnaval, das 14h às 17h, acontece, na Praça Raul Leme, o Carna Praça, com o grupo Áurea Band Show, uma das atrações que mais cresce e atrai milhares de pessoas à cidade com o que há de melhor no Carnaval de rua e marchinhas. O evento é voltado a toda a família, pois agrada crianças, jovens e adultos.
Além das clássicas marchinhas, haverá shows para garantir ainda mais alegria e diversão, estendendo o evento até as 19h. No sábado, 2, tem show com Biro do Cavaco; no domingo, 3, apresentação de Adriana Ribeiro; na segunda-feira, 4, Luiz Américo; e na terça-feira, 5, show com Bernadete: A Tulipa Negra do Samba.
Além da estrutura de segurança, o Carna Praça contará com praça de alimentação padronizada. Vale ressaltar que estão proibidos o comércio ambulante e carros de som no entorno do evento.
DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA
Além das atrações mencionadas, haverá os desfiles das escolas de samba, que se dividem nos Grupos de Acesso e Especial. O evento acontece em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de Bragança Paulista, na Passarela Chico Zamper, na Avenida dos Imigrantes, nos quatro dias de Carnaval.
O local estará fechado e disponibilizará praça de alimentação, estrutura com arquibancadas, camarotes e banheiros. O comércio ambulante credenciado poderá ficar na concentração e dispersão, sendo também proibidos carros de som no entorno do evento e o comércio ou consumo de bebidas em garrafas de vidro.
A programação da passarela será a seguinte: No sábado, 2, desfilam o Grupo de Acesso, escolas mirins e terceira idade. A folia começa às 20h, com o Grupo Afoxé e Corte do Carnaval e, em seguida, às 20h30, iniciam-se as apresentações, nessa ordem: Realeza Imperial (Melhor Idade), às 20h30; Escola Mirim Vila do Amanhã, às 21h20, Escola Mirim Herdeiros do Dragão, às 22h10; Escola de Samba Sociedade Cultural Fraternidade, às 23h; e, às 23h55, Escola de Samba Mocidade Júlio de Mesquita. O encerramento fica por conta da Banda FP Show.
No domingo, 3, desfilam as escolas de samba do Grupo Especial, seguindo o seguinte cronograma: 20h, Corte do Carnaval; 20h30, Escola de Samba Império Jovem; 21h40, Escola de Samba Acadêmicos da Vila; 22h50, Escola de Samba Dragão Imperial; 00h, Escola de Samba Unidos do Lavapés; 1h10, Escola de Samba 9 de Julho. O show final fica com a Banda Radar 4.
Já na segunda, 4, acontecem os shows artísticos de Carnaval: às 22h, se apresenta o grupo Grande Encontro, e às 00h, Os Travessos.
No último dia de folia, 5, a programação começa às 20h, com a Corte do Carnaval, e, depois, desfilam novamente as escolas de samba do Grupo Especial, seguindo os mesmos horários e ordem do domingo, 3.
Durante os dias de desfile, os foliões podem contribuir, voluntariamente, com alimentos não perecíveis, que serão arrecadados pela Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social. Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, as doações serão distribuídas às entidades assistenciais do município.
APURAÇÃO DOS DESFILES CARNAVALESCOS
Na Quarta-feira de Cinzas, 6, serão conhecidas as escolas de samba campeãs do Carnaval 2019, após a apuração das notas dos desfiles, que acontece às 14h, no Cisem (Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade), localizado na Rua Francisco Samuel Luchesi Filho, 42, Jardim Júlio de Mesquita.
0 Comentários