Raramente, minha filha Amanda resolve fazer incursões pela cozinha. Sempre comento que, com menos de 15 anos de idade, na minha época, já tínhamos muito conhecimento de culinária; fazíamos cursos no CAD, onde aprendíamos os pratos e, além de preparar, ao final degustávamos. Havia, ainda, o livrinho de receitas de capa laranja que recebíamos, que tenho e uso até hoje.
Amanda preparou, para um café da tarde, um bolo diferente que, além da cor verde natural (verde, sim), sem uso de corantes nem gelatinas, ficou saboroso e nutritivo. Bolo de agrião, receita que ganhou de uma amiga no seu tempo de cursinho pré-vestibular. Com uma cobertura azedinha que forma uma casquinha crocante, é o bolo ideal para as crianças e adultos que não comem agrião nas saladas.
E o melhor, ela usou o ingrediente principal produzido na nossa hidroponia, o agrião hidropônico da marca Freskinha, que tem um sabor mais suave que o agrião plantado no solo.
As crianças, em especial, vão adorar este bolo. Já tive oportunidade de prepará-lo na escola com os alunos, na época que eram liberadas as aulas de culinária, e foi chamado de Bolo do Sherek ou do Huck, por causa da cor verde intensa e do sabor bem ao gosto infantil. E foi um sucesso! Testem aí e me contem depois.
.jpg)
1 maço de agrião cortado e lavado (guarde os talos mais grossos para fazer bolinho)
4 ovos (claras em neve à parte)
1/2 copo ou 100 ml de óleo
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Cobertura:
1 colher (sopa) de margarina
4 a 5 colheres (sopa) de açúcar
Caldo de um limão
Prepare essa pastinha e reserve para usar no bolo ainda morno para espalhar e endurecer.
No liquidificador, coloque o agrião, o óleo e as gemas e bata até ficar cremoso.
Numa tigela, misture a farinha de trigo com o açúcar e o fermento, sendo que as claras devem estar em neve, noutra tigela.
Misture o creme nos secos e com colher de pau agregue bem, formando uma massa lisa. Por último, misture delicadamente as claras em neve.
Despeje em assadeira retangular untada de óleo e farinha. Leve assar em forno pré-aquecido a 200º C por cerca de 40 minutos. Ainda quente para morno, espalhe a pasta de limão sobre o bolo e, se quiser, decore com gotas de chocolate.

Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
0 Comentários