news-details
Redescobrindo

Bolo de agrião

Raramente, minha filha Amanda resolve fazer incursões pela cozinha. Sempre comento que, com menos de 15 anos de idade, na minha época, já tínhamos muito conhecimento de culinária; fazíamos cursos no CAD, onde aprendíamos os pratos e, além de preparar, ao final degustávamos. Havia, ainda, o livrinho de receitas de capa laranja que recebíamos, que tenho e uso até hoje.

Amanda preparou, para um café da tarde, um bolo diferente que, além da cor verde natural (verde, sim), sem uso de corantes nem gelatinas, ficou saboroso e nutritivo. Bolo de agrião, receita que ganhou de uma amiga no seu tempo de cursinho pré-vestibular. Com uma cobertura azedinha que forma uma casquinha crocante, é o bolo ideal para as crianças e adultos que não comem agrião nas saladas.

E o melhor, ela usou o ingrediente principal produzido na nossa hidroponia, o agrião hidropônico da marca Freskinha, que tem um sabor mais suave que o agrião plantado no solo.

As crianças, em especial, vão adorar este bolo. Já tive oportunidade de prepará-lo na escola com os alunos, na época que eram liberadas as aulas de culinária, e foi chamado de Bolo do Sherek ou do Huck, por causa da cor verde intensa e do sabor bem ao gosto infantil. E foi um sucesso! Testem aí e me contem depois.

1 maço de agrião cortado e lavado (guarde os talos mais grossos para fazer bolinho) 

4 ovos (claras em neve à parte)

1/2 copo ou 100 ml de óleo

2 xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Cobertura:

1 colher (sopa) de margarina

4 a 5 colheres (sopa) de açúcar

Caldo de um limão

Prepare essa pastinha e reserve para usar no bolo ainda morno para espalhar e endurecer.

No liquidificador, coloque o agrião, o óleo e as gemas e bata até ficar cremoso. 

Numa tigela, misture a farinha de trigo com o açúcar e o fermento, sendo que as claras devem estar em neve, noutra tigela.

Misture o creme nos secos e com colher de pau agregue bem, formando uma massa lisa. Por último, misture delicadamente as claras em neve.

Despeje em assadeira retangular untada de óleo e farinha. Leve assar em forno pré-aquecido a 200º C por cerca de 40 minutos. Ainda quente para morno, espalhe a pasta de limão sobre o bolo e, se quiser, decore com gotas de chocolate.

Até nosso próximo encontro

Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image