news-details
Redescobrindo

Bolo de maracujá da Lúcia

Nestes tempos de pandemia, pudemos estreitar os laços e a convivência com minha cunhada, Maria Lúcia Zecchini, que reside na capital e, no período mais crítico de contágio da Covid-19, no ano passado, ficou morando no sítio conosco.

Naquele período, quase que diariamente, Lúcia preparava bolos para a família; e ainda hoje, em estadias mais curtas no sítio, ela é expert em nos brindar com a fofura dos seus bolos; o de fubá para meu marido (que é tradicional e só gosta deste, com erva-doce) e outros bolos mais elaborados. 

É bom destacar que muitas das receitas diferentes e saborosas que tenho, tanto doces como salgadas, desde os tempos em que, ainda solteira, fazia meu caderno de receitas, ganhei da minha cunhada Lúcia, que trazia das amigas de São Paulo e sempre teve o maior prazer de nos repassar e também de preparar delícias.

Este bolo de maracujá é feito com a fruta in natura, pois o charme, o crocante e sabor do bolo se dão pelas sementinhas do maracujá na massa e na cobertura. É muito saboroso e úmido, uma excelente sugestão para a família, para um chá com amigos ou para presentear nesta época de festa que vem chegando.

E é bom lembrar que o maracujá mais enrugado e pesado é o que devemos comprar, pois é o que está mais maduro, suculento e com bastante polpa. Quando a fruta está em época de safra, o preço cai e um jeito de aproveitarmos é fazendo um estoque no freezer, retirando a polpa dos maracujás, colocando em copos descartáveis e congelando, para fazer suco, geleia ou este bolo delicioso, por exemplo.

Nesta receita, você vai precisar de polpa para a massa e para a cobertura, e a quantia de frutas dependerá do tamanho delas.

Para a massa:
- 5 ovos (claras em neve)
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 100 gramas de margarina
- 1 xícara (chá) de polpa de maracujá (não é o suco, mas, se preferir sem sementes, use o suco concentrado)
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Na batedeira, comece batendo as claras dos ovos em neve e reserve.
Noutra tigela, bata muito bem as gemas, o açúcar e a margarina.

Depois, junte o maracujá, a farinha de trigo e, por último, o fermento.
Leve assar em assadeira retangular untada com óleo e farinha de trigo.

Enquanto assa, prepare a cobertura, que é uma calda. 
Para a cobertura:
- 1 xícara (chá) de polpa de maracujá (com as sementes)
- 1 xícara (chá) de açúcar
- Leve numa panelinha ao fogo e ferva até engrossar e ficar brilhante, sem deixar secar demais. Deixe esfriar um pouco antes de usar.
- Depois do bolo assado, despeje a calda com colher sobre o bolo.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image