Esta semana foi dia de preparar uma receita antiga que encontrei modernizada pela facilidade de usar, dentre os ingredientes, a massa pronta para bolo.
Na receita antiga, eram três preparos que podiam ser feitos concomitantemente. Explico: ao preparar a calda de caramelo, que leva um tempo para chegar no ponto ideal, já adiantamos o preparo da massa do bolo e a do pudim. Agora, além de utilizar menos louças, o preparo do bolo é simples e rápido, com o diferencial de usar, no lugar do leite, o creme de leite.
A vantagem dessa sobremesa é que rende bem, dando para utilizar a forma maior de furo central e, melhor ainda, ela fica mais saborosa à medida que os dias passam – isso significa que podemos fazê-la com antecedência e deixá-la na geladeira para o bolo ficar cada dia mais úmido. Experimentem!
BOLO PUDIM OU BOLO SURPRESA

Comece preparando a calda de caramelo:
Alguns usam a própria forma para caramelar (eu estraguei a minha; veja na foto como ficou chamuscada).
Faça numa panela usando:
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de água após o açúcar derreter
Derreta o açúcar em fogo baixo até ficar da cor de caramelo. Junte devagar a água sobre o açúcar derretido e deixe ferver até ficar uma calda uniforme e não muito espessa. Passe-a por todo o interior da forma de buraco (bordas e fundo) e reserve.
Pudim:
- 1 caixa ou lata de leite condensado (395 g)
- A mesma medida da caixa de leite de vaca
- 2 ovos inteiros ligeiramente batidos
- 5 gotas de essência de baunilha
Misture tudo numa tigela até ficar um creme uniforme. Depois pode colocar, com delicadeza, esse creme na forma, sobre a calda de caramelo reservada.
Na mesma tigela – nem precisa lavar – prepare o bolo:
- 1 embalagem de mistura para bolo sabor chocolate (gosto mais do Dona Benta)
- Sobre ela, junte:
- 3 ovos inteiros batidos
- Meia xícara (chá) de óleo
- 1 caixinha pequena de creme de leite (200 g)
Com a colher, misture bem os ingredientes deixando a massa uniforme. Não precisa colocar fermento em pó, pois a mistura já vem pronta.
Coloque em colheradas a massa sobre o creme do pudim espalhando da maneira que pareça o mais uniforme, para que toda extensão tenha bolo (a massa vai boiar, parece que está errado, mas siga a receita que dá certo).
Coloque a forma sobre uma assadeira com água e um pouco de vinagre e leve ao forno a 200ºC em banho-maria por cerca de 45 a 50 minutos.
Espere ao menos 3 horas para desenformar. Caso necessário, passe a base da forma na chama do fogão para se certificar de que a calda se desprenderá totalmente ao desenformar.
Saboreie gelado.
Até nosso próximo encontro!

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas,
escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários