Nesta terça-feira, 15, o município de Bragança Paulista completa 252 anos de fundação. E o Jornal Em Dia presta sua homenagem publicando algumas fotos antigas de acervos variados, como dos grupos do Facebook: Fotos Antigas de Bragança e Bragança através de fotos e vídeos, do memorialista Luís Antônio Palombello e do Iest (Instituto Educacional Santa Terezinha).
A formação da cidade, conforme consta nos documentos históricos, tem relação com a fé. O casal Antônio Pires Pimentel e Ignácia da Silva Pimentel moravam no então distrito de Atibaia. Antônio ficou muito doente e sua esposa fez uma promessa a Nossa Senhora da Conceição. Com a graça alcançada, o casal construiu uma capela no alto de uma colina à margem direita do Ribeirão Canivete, hoje chamado de Ribeirão Lavapés.
A partir de então, tropeiros que estavam de passagem começaram a fazer paradas pelo local e não demorou muito para começarem a surgir ranchos e barracas ao redor da capela, assim como um pequeno povoado, que ganhou o nome de Distrito de Paz e Freguesia de Conceição do Jaguary.
Inicialmente, o povoado pertencia a São Paulo, mas, quatro anos depois, passou a pertencer à Vila de São João de Atibaia. Foi nessa época também que Conceição do Jaguary recebeu o primeiro vigário e foi elevada à condição de paróquia.
No ano de 1797, o povoado foi elevado à categoria de vila e se desligou de Atibaia, recebendo o nome de Vila Nova de Bragança. O nome Bragança foi usado para homenagear Dona Maria I.
Com o passar dos anos, as barracas dos bandeirantes iam sendo trocadas por casas de pau a pique. Em abril de 1856, a vila foi elevada à cidade e, três anos depois, foi criada a Comarca de Bragança, que compreendia oito municípios.
A palavra “paulista” foi acrescentada ao nome da cidade em 1944 a fim de se diferenciar do município de Bragança, no Pará.
O município é conhecido por alguns títulos, como Cidade Poesia e Terra da Linguiça. O censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que Bragança Paulista contava com 146.744 habitantes.
0 Comentários