Fotos: Alessandra Toledo
news-details
Cultura

Bragança como atrativo turístico: valorizar a história para resgatar a memória

Entre os moradores mais antigos de Bragança Paulista, há um debate informal sobre a cidade ser a Terra da Linguiça ou a Cidade Poesia. O mais provável é que seja ambas, mas, o fato é que não são apenas esses os atrativos locais. Bragança tem história e está em um momento de resgatar sua memória. E nada melhor para isso do que unir Cultura e Turismo. Para a secretária das pastas, Vanessa Nogueira, uma coisa está interligada à outra. “Na minha visão a Cultura alavanca o Turismo, então, ao se investir em Cultura, de certa forma, também está se investindo em Turismo. E, pelo Turismo, também há uma forma de incentivar a Cultura, pela verba que o município recebe do estado, por ser Estância, por exemplo. Foi o que aconteceu com o Centro Cultural Teatro Carlos Gomes: foi com o dinheiro do Turismo que conseguimos reerguer esse prédio. E agora, mesmo sendo da cultura, ele se transforma em um ponto turístico, a partir do momento em que as pessoas daqui ou de fora puderem transitar pela cidade para conhecê-lo”, fala.

CARTÃO POSTAL DA CIDADE

Se, no momento, está havendo um investimento na pasta da Cultura, por meio da reforma do Centro Cultural e da realização do Festival de Inverno de maneira híbrida, no espaço, também está acontecendo uma movimentação para investimentos na pasta do Turismo, mesmo que ainda não seja possível incentivar a vinda de pessoas de fora para visitar a cidade. “Está sendo feito um trabalho grande em relação ao Turismo. A secretaria montou o Guia da Cidade, tanto on-line quanto impresso. Cada equipamento cultural, como o Carlos Gomes e os museus, tem seus guias próprios. Também estamos fazendo uma parceria com os restaurantes, a partir de um cadastro, para um projeto que vai acontecer em setembro, mês em que geralmente é realizada a Festa da Linguiça. Como não haverá a festa novamente, vamos preparar uma programação em torno do prato típico da cidade”, conta a secretária. 

Outra ação que a Secretaria de Cultura e Turismo está preparando é o lançamento de novos e diversos cartões postais da cidade. A princípio, serão dez fotografias de pontos como Lago do Taboão, Igreja do Rosário, Represa Jaguari, Praça da Poesia Poeta Oswaldo de Camargo, e o próprio Centro Cultural Teatro Carlos Gomes. “Produzir os cartões postais é uma forma nostálgica de enaltecer nossa cidade, valorizar nossas paisagens e também enaltecer nossos artistas locais como no caso da fotógrafa Alessandra Toledo, que foi quem fez as fotos. O Turismo está sendo trabalhado para fomentar o desenvolvimento da cidade. Valorizar a cultura é uma das formas de fomentar o Turismo como geração de emprego e renda”, diz.

Para a fotógrafa que realizou o trabalho, o convite chegou como uma honra: “Ainda mais sendo bragantina. As fotos escolhidas foram de registros momentâneos que eu havia feito antes de realizar trabalhos profissionais, fotos que consegui registrar no percurso. Algumas delas, inclusive, foram registradas com celular, como a foto do arco-íris, atrás do prédio do Teatro Carlos Gomes, ou a do pôr do sol no Lago do Taboão e a da Paróquia de Santa Terezinha. É uma alegria muito grande, um prazer enorme saber que vou poder presentear tanta gente com esses momentos que registrei”, conta. A foto mais conhecida e famosa de Alessandra agora também será eternizada em um cartão postal da cidade onde nasceu e vive, a da Igreja do Rosário com a lua entre as torres.

“Essa foto chegou a ser compartilhada no Sul do país e também foi exibida na TV, no programa Bom Dia SP. Ela tem um significado muito grande na minha carreira, costumo dizer sempre que Deus me presenteia com suas obras, e eu tenho a sorte de poder registrá-las e nesse dia não foi diferente. Eu sabia que a lua nasceria perto da igreja, então montei o tripé e a câmera uma hora antes e sentei para esperar, quando vi ela nascendo no meio das torres, me arrepiei inteira e meus olhos encheram de lágrimas. Com certeza, foi a foto que mais me emocionou e é a mais encantadora de todas”. E agora, todo conterrâneo da fotógrafa ou visitante da cidade poderá levar a foto para casa, em forma de cartão postal.

OLHAR DE FORA

“Quando se fala em Turismo, normalmente as pessoas pensam em praia ou em pegar um avião para viajar. Mas existem duas formas de se enxergar o Turismo. Uma é o Turismo receptivo, que é receber as pessoas que chegam com o olhar de quem não conhece. No caso de Bragança, apresentar a essas pessoas o Lago ou a Represa, por exemplo, e oferecer a elas a linguiça, como atrativo gastronômico local. A outra forma é o olhar dos bragantinos. É importante a gente saber que o olhar que temos não é o olhar que o outro tem. Se todo dia você passa pelo Lago, para você aquilo é normal, cotidiano. Para quem está vindo de fora, tudo é novidade. Muitas vezes, a população local não enxerga isso como Turismo. Primeiro é preciso entender essa diferença, do que é Bragança para os bragantinos. É importante valorizar aquilo que a gente tem. A nossa Praça Central só a gente tem, só nós temos esta Represa, ninguém mais tem o Lago que a cidade tem. É preciso ter essa conscientização e valorizar a cidade em que se vive”, defende a secretária. Se os próprios moradores fazem propaganda positiva da cidade, isso atrai os turistas, o que reflete na economia. Se a pessoa parar aqui, se alimentar aqui, usar o posto de gasolina daqui, faz o dinheiro circular na cidade.

Para conferir o Guia da Cidade produzido pela Secretaria de Cultura e Turismo, basta acessar o link: https://bit.ly/GuiaTurismoBragPta.

E, em breve os cartões postais estarão disponíveis em diversos pontos da cidade, para enviar aos amigos de fora e também colecionar.

VOTAÇÃO POPULAR

A cidade está concorrendo, em diversas categorias, à premiação Top Destinos Turísticos 2021, que define os melhores destinos no estado de São Paulo.

Bragança Paulista foi selecionada entre as cidades Top Finalistas Turismo de Aventura, Turismo Cultural, Turismo de Esportes, Turismo Gastronômico, Turismo Náutico, Turismo de Negócios e Eventos, Turismo de Pesca, Turismo Religioso e Turismo Rural.

A votação popular que premiará cidades paulistas em 16 segmentos do Turismo segue até 31 de outubro de 2021. Os bragantinos podem ajudar Bragança Paulista a elevar o seu nome como um dos principais destinos turísticos de São Paulo votando pelo link: https://votetop.com.br/cidade/braganca-paulista.

Para votar, basta clicar em uma das categorias que a cidade está concorrendo, entrar em sua conta no Facebook, selecionar Bragança Paulista e confirmar a escolha. Será contabilizado e validado somente um voto para cada categoria em disputa.

Bragança Paulista integra o rol de cidades estâncias por possuir expressivos atrativos turísticos de uso público e caráter permanente, naturais, culturais e artificiais, além de ser um destino turístico consolidado.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image