Bragança Paulista está em alerta devido ao aumento repentino de casos de dengue. Na última terça-feira, 6, uma criança de seis anos residente na cidade veio a óbito, suspeita de ter contraído dengue hemorrágica. A reportagem do Jornal Em Dia Bragança entrou em contato com a secretária de Saúde do município, Marina de Fátima Oliveira, para obter informações sobre essa morte. De acordo com ela, dois exames foram realizados e ambos deram negativos para dengue. Marina ainda afirmou que o SVO (Serviço de Verificação de Óbito) colheu material para análise e que o resultado sairá nos próximos dias.
ADMINISTRAÇÃO INTENSIFICA AÇÕES NO MUNICÍPIO

Preocupada com a situação, a Prefeitura de Bragança está redobrando os esforços no combate à epidemia de dengue que assola a região e todo o país. Diante desse cenário, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e da Divisão de Vigilância Epidemiológica, está intensificando as ações de combate à doença.
Dentre as atividades desenvolvidas pelo município para o controle do mosquito da dengue de rotina, estão: visitas casa a casa; bloqueio de controle de criadouros, que verifica se há focos do mosquito na casa ou em um raio de 300 metros do caso suspeito de dengue; utilização de larvicida para evitar que o mosquito nasça; coleta e análise de larvas; visitas a pontos estratégicos e imóveis especiais, como borracharias, desmanches e sucateiros; distribuição de folders e conscientização em feiras como a do Posto de Monta e do Taboão, com a presença do “mosquito da dengue”; e arrastões de limpeza.
Além disso, 40 faixas estão sendo colocadas em locais estratégicos para alertar a população; testes rápidos estão sendo adquiridos e serão usados nas UPAs de acordo com critérios médicos; será feita nebulização veicular e costal nas casas dos bairros com maior número de casos positivos; multiplica-dores das escolas estaduais e particulares serão capacitados, e palestras educativas serão realizadas nas escolas municipais assim que as aulas recomeçarem.
ARRASTÃO DE LIMPEZA: UMA INICIATIVA SEMANAL

Como parte das ações rotineiras, a Prefeitura realiza o “Arrastão de Limpeza” todas as segundas-feiras. A iniciativa tem como objetivo combater possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Nesta segunda-feira, 12, a ação será realizada nos bairros Residencial Vila Verde, Greenpark, Jardim Iguatemi, Vila Romana e Vila Mazzucchelli, contando com a coordenação da Secretaria de Saúde e da Divisão de Vigilância Epidemiológica, além do apoio da Secretaria de Serviços.
MOBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE
Diante do aumento de casos, as autoridades enfatizam a importância da cola boração da população, solicitando que os moradores permitam a entrada das equipes de controle em suas residências durante as ações de nebulização. Além disso, a participação ativa no “Arrastão de Limpeza” é crucial para eliminar possíveis criadouros do mosquito. A Prefeitura reforça o compromisso em adotar todas as medidas necessárias para conter a propagação da dengue e proteger a saúde da comunidade.
A população pode fazer denúncias de possíveis focos do mosquito da dengue pelo número: (11) 4033-0283, pelos e-mails: saudebragan caouvevoce@gmail.com ou uvzbpta@gmail.com e via Ouvidoria da Saúde por meio do número de WhatsApp: (11) 9 9362-3943.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários