O prédio do Bragança Jornal, na Avenida Pires Pimentel, no Centro, está fechado desde o início deste ano
news-details
Geral

Bragança Jornal completaria 96 anos de história neste domingo

Nesta foto, está a equipe do Bragança Jornal-Diário, em 1987, em comemoração aos 60 anos de existência,  muitos já faleceram e outros continuam na ativa ou aposentados: Em pé da esquerda para a direita: Lolo, Dito, Marcel, Gino, Carlinho Picareli, Décio, Joel Castilho (Chupeta), Eduardo Chiarion e  Rita. Sentados da esquerda para a direita - Paulo Duarte, Bernadete, Nelson Ceconello, Airton (Bigode), Paulinho Oliveira, Waltão e Wilson.

O Bragança Jornal, um dos mais tradicionais veículos de comunicação do interior de São Paulo, comemoraria, neste domingo, 18 de junho, 96 anos de existência se ainda estivesse em funcionamento. No entanto, há seis meses, o jornal encerrou suas atividades, deixando um vazio na imprensa local e na vida dos leitores que se acostumaram com suas edições impressas.

Fundado em 1927 por José de Oliveira, o Bragança Jornal-Diário, carinhosamente chamado de BJD por seus leitores e simpatizantes, desempenhou um papel fundamental ao informar, entreter e mobilizar a população de Bragança Paulista e Região. Durante quase um século, suas páginas registraram os acontecimentos mais importantes da história local.

Sob a liderança de José de Oliveira até 1968 e, posteriormente, de Omair Fagundes de Oliveira até 2008, o jornal consolidou-se como um veículo de referência, mantendo a tradição do jornalismo impresso.

Após o falecimento de Omair, seus cinco filhos assumiram o comando do jornal. No entanto, a era digital e a crise econômica agravada pela pandemia de Covid-19 se tornaram desafios insuperáveis, levando ao encerramento das atividades do Bragança Jornal em 31 de dezembro de 2022.

Além de informar a população bragantina ao longo dos anos, o jornal também teve seu destaque no Carnaval, sendo tema da Escola de Samba Dragão Imperial, que conquistou o título de campeã em 2007.

Hoje, restam aos leitores e à população de Bragança Paulista a saudade e a gratidão pelo legado deixado pelo Bragança Jornal. O jornalismo local perdeu uma importante voz, mas a história e o impacto do BJ na comunidade continuarão vivos na memória dos bragantinos.

Embora o Bragança Jornal tenha encerrado suas atividades, é importante ressaltar a importância dos demais veículos de comunicação para a sociedade. Que a memória do BJ inspire a continuidade do jornalismo local e o surgimento de novas formas de informação e engajamento da comunidade bragantina!

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image