Bragança Paulista celebra, na próxima quinta-feira, 15 de dezembro, seus 259 anos, razão de muita alegria e orgulho para milhares de bragantinos – de sangue ou de coração –, aqueles que aqui nasceram e também os que se mudaram para cá, depositando num novo lugar seus sonhos e esperanças.
Nosso município, que faz parte do Circuito Turístico entre Serras e Águas, já ganhou fama e projeção nacional por seus inúmeros atributos positivos. Primeiro, por ser conhecida como a “Capital Nacional da Linguiça” e, todos os anos, receber turistas de todo o país para saborear essa deliciosa iguaria.
Depois, por seus belos cartões postais, como o Lago do Taboão e o recém-reformado Jardim Público; por ser uma cidade de localização privilegiada, entre a capital paulista e os estados de Minas Gerais e Goiás; por unir o ar interiorano e a infraestrutura ideal para se viver com qualidade.
Bragança ainda carrega o rótulo de Cidade Poesia e, recentemente, ganhou uma praça com este nome que homenageia o renomado autor bragantino Oswaldo de Camargo, dentre tantos outros escritores locais fundamentais à nossa cultura e educação.
E por que não falar de esporte? Com o passar dos anos, Bragança ganhou grande destaque no Atletismo, já que a sede oficial da Confederação Brasileira da modalidade está localizada aqui, sediando importantes competições nacionais.
Não podemos deixar de citar também o Bragantino, que, nos anos 90, pelas suas brilhantes conquistas, fez a então pacata cidade do interior ser conhecida no país inteiro. E, em 2019, com a compra do clube pela empresa austríaca de energéticos Red Bull, o nome do município foi alçado ao cenário mundial. Passando a assinar como “Red Bull Bragantino”, a equipe se tornou uma das mais relevantes do cenário brasileiro, dentro e fora dos gramados, e vai disputar, em 2023, pelo terceiro ano seguido, um campeonato continental.
Quando o assunto é segurança, mais conquistas: a cidade foi eleita a décima mais segura do país pelo Atlas da Violência de 2019, com uma taxa de mortes por causas violentas muito abaixo da média nacional. Bragança ainda apresenta bom desempenho na saúde, com uma das menores taxas de mortalidade infantil do país, ocupando a 20ª posição entre os 405 municípios brasileiros e a oitava entre os 95 paulistas.
A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade é outro motivo de orgulho dos bragantinos, já que temos uma área verde de dar inveja: 75% do território municipal é coberto por mata preservada, fazendo com que Bragança seja considerada estância climática, devido ao seu clima ameno, ar puro e temperaturas estáveis.
Com 97,52 pontos na avaliação de ações voltadas à conservação do meio ambiente, políticas públicas, sustentabilidade e qualidade de vida, no mês de setembro, a cidade terminou na liderança do ranking ambiental paulista entre as 645 participantes do Programa Município VerdeAzul (PMVA).
No agronegócio, mais um destaque: Bragança se manteve, recentemente, na 5ª colocação no ranking do Programa Município Agro, que reuniu mais de 400 cidades. Em se tratando de educação, mais boas notícias: quase 70% das crianças e jovens estão matriculados em creches e escolas, num resultado superior à média nacional.
Na geração de empregos, saldo positivo: em setembro, fechamos o mês com saldo positivo de geração de empregos formais, ficando na liderança da região nas contratações, de acordo com o Novo Caged, painel do Ministério do Trabalho e Emprego. Em parte, isso se deve ao fato de Bragança contar com empresas de grande porte como a Santher, a Yakult e a Arcor – o que será potencializado com o novo Programa Pró Indústria e Pró-Emprego, que deverá fomentar ainda mais a economia local e a geração de empregos.
O setor de turismo e lazer também é marca registrada de Bragança. Neste ano, com a pandemia controlada, grandes eventos, como as tradicionais Festa da Linguiça, Festa do Peão e Festival de Inverno, voltaram a ser realizados. Agora, na época mais festiva do ano, a cidade está toda enfeitada e iluminada, pronta para receber o “Natal Luz 2022”. E a expectativa é grande para o Carnaval 2023, que finalmente voltará a invadir as ruas com bloquinhos, escolas de samba e o Carnapraça.
Na próxima quinta, depois de celebrarmos o dia de nossa querida padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no dia 8, voltamos as atenções para o aniversário da Cidade Poesia, que será celebrado do jeito que os bragantinos mais gostam: com muita festa. Na quinta-feira, 15, a partir das 20h, o bragantino e multicampeão de motocross, Jorge Negretti, fará uma apresentação da Passarela Chico Zamper. E na sexta-feira, 16, às 21h, a Banda Titãs realizará um grande show gratuito na Praça da Poesia, no Taboão.
É claro que nem tudo são flores e há sempre o que investir, melhorar, aprimorar para que o crescimento se mantenha e aumente – o desenvolvimento tem seus ônus e bônus – mas, nós, bragantinos, de alma ou de nascença, temos muito o que comemorar e seguir apostando no potencial deste lugar que acolhe a todos com seu charme, beleza e tranquilidade.
Por isso, que na próxima quinta-feira, 15, possamos juntos celebrar e vibrar por tudo aquilo que já foi conquistado e vislumbrar um amanhã ainda mais repleto de poesia, comida boa, paz e muita qualidade de vida para todos.
Feliz aniversário, Bragança Paulista, temos muito orgulho de chamá-la de nossa e acreditar na sua força como uma das melhores cidades deste Brasil para se viver. Que venham outros 259 anos cheios de progresso, alegria, histórias para contar e momentos memoráveis para compartilhar.
Parabéns!
0 Comentários