Recentemente, Bragança Paulista ficou em 1º lugar no ranking do estado de São Paulo em aproveitamento e gestão do IGD-M (Índice de Gestão Descentralizada Municipal), em comparativo com municípios do mesmo porte populacional. No Brasil, a cidade alcançou o 4º lugar.
Os dados fazem parte do estudo “Análise dos Impactos da Vulnerabilidade Socioeconômica de Bragança Paulista-SP”, realizado pela Ábaco Gestão e Negócios.
De acordo com a pesquisa, Bragança Paulista consegue receber 87,21% do teto do IGD-M, o que reflete “a importância do olhar criterioso” que a gestão da Prefeitura, por meio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, tem “em relação às famílias em vulnerabilidade”.
No estado de São Paulo, a comparação foi realizada entre 72 municípios de mesmo porte e, no país, entre 267.
As posições a nível estadual e nacional indicam excelente gestão financeira dos recursos do IGD-M, com aplicação ágil, eficiente e transparente da verba destinada a programas sociais.
COMBATE À POBREZA
A análise considerou que Bragança Paulista está na “contramão da extrema pobreza” e que o município é “exemplo inspirador de superação em tempos de crise”. No país, os níveis de pobreza e extrema pobreza em 2022 ficaram acima dos registrados em 2021.
De acordo com a Administração, Bragança alcançou um feito histórico na gestão do Cadastro Único. Em apenas 12 meses, houve aumento de 579,33% na superação de extrema pobreza, elevando o número de famílias beneficiadas de 1.045 para 7.099.
Os benefícios concedidos tiveram crescimento significativo de 47,77%, passando de 7.384 famílias beneficiadas para 10.911.
Na área de distribuição de renda, o município apresentou evolução de 375,41%, saindo de R$ 1.386.181,00 para R$ 6.590.109,00. “Esse investimento teve impacto direto na melhoria da qualidade de vida da população e no estímulo ao desenvolvimento econômico da região”, destaca a secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Harumi Kawagoe.
“Essa expansão reflete o compromisso de nossa Administração em proporcionar uma vida digna e melhores condições para as famílias bragantinas”, conclui o prefeito Amauri Sodré.
0 Comentários