Fotos Secom
news-details
Geral

Bragança Paulista sedia lançamento da plataforma eletrônica “Melhores Práticas Legislativas de Turismo”

Os projetos do governo estadual de turismo, com foco na retomada do desenvolvimento do setor, foi tema do seminário apresentado pelo secretário de Turismo e Viagens do estado, Vinicius Lummertz. 

Lummertz falou dos feitos da pasta no estado de São Paulo como a Lei da Produção Artesanal, o Plano 20-30, Rotas Gastronômicas e o Turinvest, e sobre a plataforma “Melhores Práticas Legislativas de Turismo”, destacando as legislações, ações governamentais que favorecem as diversas atividades econômicas da cadeia do Turismo. 

“A ideia é trazer as melhores experiências legislativas de São Paulo, do Brasil e do mundo para que os vereadores e prefeitos possam legislar em prol do turismo com ações já testadas e funcionais”, comentou o secretário.    

A plataforma eletrônica, lançada pela Secretaria em abril, exibe decretos e leis que podem servir de base ou de inspiração para os diversos municípios paulistas. Além de ser referência de ideias bem-sucedidas para as prefeituras explorarem e implementarem nas cidades. 

 

O secretário também enfatizou a importância dos investimentos no turismo local, destacando os produtos bragantinos como fonte de crescimento. “O desenvolvimento do turismo é cumulativo, uma ação vai se juntando a outra e formando destinos, como é o caso do Centro Cultural Teatro Carlos Gomes, da Praça da Poesia Poeta Oswaldo de Camargo e a promoção da linguiça e do café.” 

O prefeito Jesus Chedid agradeceu a organização por escolher a cidade como sede de um importante evento do governo de São Paulo. “É um prazer muito grande sediar o seminário. O resultado dessa ação promoverá mais qualidade de vida para a população, mais investimentos no setor e, com isso, geração de novos empregos e movimento da renda”. 

A secretária de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira, ressaltou o trabalho que está sendo realizado na cidade e seus benefícios. “Com o Turismo arrecadamos o ISS, esse dinheiro vem de fora do município e aquece toda a nossa economia. É obrigatório que, no mínimo, 25% desse valor seja investido em Educação e 15% em Saúde. Desenvolver o turismo a partir de investimentos públicos e privados é a garantia do aumento de emprego e renda para a população”. 

O deputado estadual Edmir Chedid, entusiasta do setor turístico e responsável por recuperar junto ao governo do estado diversas verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), também destacou a relevância das ações em prol do setor para o crescimento da cidade. “O turismo não é só o local, é o café, a comida, o bem-estar, o turismo é tudo e pode gerar muito emprego e renda para as cidades”. 

O presidente do Conselho Gestor da Uvesp, Sebastião Misiara, destacou a importância da iniciativa. “As novas práticas legislativas são importantes para que os vereadores possam aplicar em sua cidade. O modelo será investido no interior para que as autoridades locais implantem as melhores leis de acordo com a demanda do município. Onde há turismo, tem que existir política pública para o setor.”

O evento também contou com a presença de autoridades das cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Serra Negra, Tuiuti, Vargem, Morungaba, São Paulo, Pindamonhangaba, Itatiba, Jaguariúna, Mairiporã, Cunha e Jarinu, e membros do Conselho Municipal de Turismo e empresários do setor privado.

O evento, realizado na quinta, 9, foi organizado pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio da Uvesp (União dos Vereadores do estado de São Paulo) e da Câmara Municipal.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image