A cidade de Bragança Paulista estará representada na final do 24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo, que terá sua cerimônia de premiação nesta terça-feira, 18, a partir das 8h, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O evento é promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP) e, neste ano, registrou recorde de participação.
Entre os 50 finalistas anunciados pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) estão dois produtores bragantinos: José Adil Braggion, na categoria convencional via seca, e Luis Eduardo dos Santos, na categoria convencional via úmida. Ambos se destacaram em meio a uma disputa que reuniu 328 cafeicultores, responsáveis pelo envio de 376 amostras avaliadas pela organização do certame.

A edição de 2025 irá ranquear os 40 melhores cafés da espécie arábica, nas categorias natural, cereja descascado, fermentado e orgânico, além dos dez melhores cafés da espécie canephora (conilon e robusta). O concurso recebeu 391 inscritos, provenientes de 77 municípios, consolidando-se como o maior já realizado.
A organização do evento envolve, além da CATI, a Coordenação das Câmaras Setoriais, a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), com participação do Instituto Biológico (IB-Apta) e do IAC-Apta. O concurso também conta com apoio da Fundag, Sindicafé-SP, Abic, Syngenta, Carmomaq, Kaleido, Bunn e Cropster.
Para Bragança Paulista, a presença de dois representantes reforça a tradição e a qualidade da produção de café da região, que vem ganhando espaço no cenário estadual.
Cerimônia de premiação do 24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo
- Quando: 18/11/2025, a partir das 8h
- Onde: IAC-Apta – Avenida Barão de Itapura, 1481, Campinas (SP)
- Regulamento: https://bit.ly/4lu5TmB
0 Comentários