Fotos: Divulgação
news-details
Geral

Bragança Paulista terá representante na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

Entre os dias 22 e 24 de setembro, a cidade de Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, sediou a XVI Conferência Estadual da Pessoa Idosa. O encontro teve como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação” e reuniu representantes de 325 municípios paulistas.

As cidades participantes foram organizadas em sete macrorregiões. Bragança Paulista integrou a Macro I, composta por municípios da Região de Campinas. O município foi representado pelos delegados Cláudio Guiglielmin e José Aparecido da Silva (Zinho), eleitos na 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada em Bragança no mês de abril.

Durante o evento, os debates foram divididos em cinco eixos temáticos. Bragança Paulista participou do Eixo II: “Financiamento das Políticas Públicas para a Ampliação e Garantia dos Direitos Sociais”. Ao final das discussões, houve a eleição dos delegados que representarão o estado de São Paulo na etapa nacional. Pela Macro I, foram escolhidos 15 representantes, entre eles, o bragantino José Aparecido da Silva (Zinho).

Com isso, Bragança Paulista terá um representante na VI Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (Conadipi), marcada para os dias 16 a 19 de dezembro, em Brasília.

Ao todo, São Paulo contará com 120 delegados no encontro nacional: 105 eleitos nas sete macrorregiões, dez da comissão organizadora estadual e cinco do Conselho Estadual do Idoso.

Em visita à redação do Jornal Em Dia Bragança, Cláudio e Zinho destacaram a relevância das propostas aprovadas na conferência estadual, tanto para o fortalecimento das políticas públicas no âmbito estadual quanto para a construção de diretrizes nacionais.

O tema da conferência nacional será o mesmo da etapa estadual: “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, com foco na promoção da participação social, na identificação dos desafios do envelhecimento plural e na formulação de ações que garantam a equidade e a defesa dos direitos da pessoa idosa no Brasil.

No final da entrevista, Zinho e Cláudio lembraram que no dia 1º de outubro foi comemorado o Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso, data que reconhece a importância e valoriza a contribuição das pessoas com mais de 60 anos.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image