Na última quarta-feira, 13, foi realizada a IV Conferência Municipal do Idoso, que teve como tema central: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. O encontro ocorreu no Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno (Napa) e contou com a presença de 200 pessoas.
A conferência foi realizada em cumprimento ao Decreto de nº 2826, de 8 de novembro de 2018, pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI), em parceria com a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social (Semads).
No período da manhã, o prefeito Jesus Chedid e o vice-prefeito Amauri Sodré marcaram presença e participaram da acolhida aos participantes. Eles citaram o apoio que a Administração vem dando ao público idoso, por meio da Semads e do Fundo Social de Solidariedade, e colocaram a Prefeitura à disposição das entidades e do conselho para a criação de políticas públicas e ações que sejam pertinentes e necessárias à terceira idade.
Totalizando oito horas, as atividades tiveram início às 8h30, com o credenciamento e um café da manhã. A mesa de honra foi composta pela presidente e o vice-presidente do CMI, Dilza Maria Raymundo Cardoso e Tiago Cerqueira Vidiri, pela secretária da Semads, Margarete Alvarenga, pelo secretário de Educação, Adílson Condesso, pela esposa do vice-prefeito Amauri, Cleide Izeppe da Silva, pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Francine Pereira, pelo vereador Ditinho Bueno e pelo presidente da Ordem dos Advogados de Bragança Paulista, Rodrigo de Sales Siqueira.
Durante sua fala, na abertura, Margarete Alvarenga abordou as ações realizadas pela Administração em prol dos idosos, como ações conjuntas com entidades, programas de assistência social, benefícios e serviços oferecidos para melhorar a qualidade de vida desse público, como: Benefício de Prestação Continuada (BPC), Centro de Referência e Ação Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro Dia do Idoso (CDI), Centro de Convivência do Idoso “Marli Aparecida Toricelli Penteado”, entre outros.
Entre outras atividades, na plenária inicial, foi feita a leitura e a aprovação do Regimento Interno; em seguida, ocorreu a divisão dos grupos de trabalho em quatro eixos: 1 – Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas (Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer); 2 – Educação: assegurando direitos e emancipação humana; 3 – Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; 4 – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas, que terminou com encaminhamentos de moções, aprovação das propostas, apresentação, eleição dos delegados e leitura do relatório final.
Os delegados eleitos para participar da Conferência Estadual foram: Harumi Kawagoe Alvarisa Lima (titular) e Carlos Molina (suplente).
Também compareceram à conferência a secretária de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira, a vereadora e presidente da Câmara, Beth Chedid, as 1ª e 2ª secretárias do CMI, Elisabete das Neves Silva e Helena Maria Kurokawa Lorencini, representantes do Asilo de Mendicidade São Vicente de Paulo, da Vila São Vicente de Paulo, Pastoral da Pessoa Idosa, Conselho das Pessoas com Deficiência, Papo Sério, Solar Amigo, Longevidade, Reviver, Anos Prateados, Sem Limites, Idade Dourada, entre outros.
0 Comentários