Fotos: Arquivo Jornal Em Dia
news-details
Esporte

Bragantino comemora 94 anos de fundação neste sábado

Fundado no dia 8 de janeiro de 1928 por um grupo de amigos do então time do Bragança Futebol Clube, o Bragantino comemora, neste sábado, 8, 94 anos de fundação. E os torcedores do Massa Bruta têm muito que comemorar, pois o clube, em três anos sob o comando da empresa multinacional de energético Red Bull se consolidou como uma das principais e fortes equipes do futebol brasileiro, dentro e fora dos gramados. Neste pouco período de tempo com a fusão com o Red Bull, o clube conquistou alguns títulos importantes e a classificação para disputar campeonatos internacionais. Confira: 

Em 2019, ainda com o nome C. A. Bragantino, a equipe conquistou o bicampeão Brasileiro da Série B (1989/2019) e venceu também o Troféu do Interior. Já em março de 2020, com o novo nome, Red Bull Bragantino, e com o novo escudo, o clube lançou a inédita equipe de futebol feminino. E na sua primeira participação em competições oficiais no Paulistão Feminino, o time chegou a semifinal, ficando entre os quatro melhores, garantindo uma vaga para disputar a Série A2 do Campeonato Brasileiro (Segunda Divisão), no ano seguinte. E as meninas do Red Bull Bragantino, muito bem treinadas pela técnica Camilla Orlando, conquistaram o título de campeãs, garantindo assim uma vaga na elite do futebol nacional, na categoria feminino.  

Voltando a falar do futebol masculino, no ano passado, o Bragantino chegou a disputar o título da Copa Sul-Americana, perdendo a final para o Athletico Paranaense. E, no Brasileirão, a equipe chegou a liderar o campeonato no início por várias rodadas, porém, no segundo turno, com as atenções voltadas para a final da Sul-Americana, o time caiu de produção, perdeu muitas posições, mas, mesmo assim, conseguiu terminar o Campeonato Brasileiro na quinta posição, que garantiu ao clube uma vaga inédita na fase de Grupos da Copa Libertadores da América deste ano.  

CONQUISTAS DO PASSADO NÃO PODEM SER ESQUECIDAS

Todas essas conquistas na gestão da Red Bull são muito importantes para abrilhantar ainda mais a história do Bragantino, mas os torcedores e os amantes do Massa Bruta não podem deixar cair no esquecimento as brilhantes conquistas que o clube alcançou nos anos anteriores, antes da chegada da Red Bull.

Como por exemplo, o primeiro título do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, em 1965, e o acesso à elite do futebol paulista no ano seguinte. Em 1979, o Bragantino disputou a Terceira Divisão, conquistando o caneco. Em 1988, o clube voltou a ser campeão da Série A2, conquistando o bicampeonato da Segundona do Paulistão. Em 1990, na final caipira contra o Novorizontino, o Bragantino faturou o título inédito do Campeão Paulista da Série A1 (Paulistão).

No ano seguinte, em 1991, o Braga começou a temporada levantando o título do Torneio Início do Campeonato Paulista e, no mesmo ano, chegou à final do Campeonato do Brasileiro da Série A (Brasileirão), em um duelo memorável contra o São Paulo, do técnico Telê Santana, que viria a ser campeão. 

Em 2005, o Braga não conquistou o título, mas, no primeiro ano do técnico Marcelo Veiga no comando da equipe, alcançou o acesso à elite do futebol paulista, depois de dez anos de espera. Em 2007, o Bragan-tino, ainda com Marcelo Veiga no comando, sagrou-se campeão da Série C do Campeonato Brasileiro e foi semifinalista do Paulistão.

Em 2015 e 2016, vieram dois rebaixamentos seguidos: para a Segunda Divisão (Série A2) do Campeonato Paulista e para a Terceira Divisão (Série C do Campeonato Brasileiro), respectivamente. Nos dois anos seguintes, o Bragantino deu a volta por cima e conquistou dois acessos. Em 2017, o Braga foi vice-campeão da Série A2 do Paulistão, perdendo a final para o São Caetano e, mesmo assim, conquistou novamente o acesso à elite do futebol paulista. E em 2018, o Massa Bruta terminou o Campeonato Brasileiro da Série C em quarto lugar, garantindo o acesso à Série B, em 2019, ano que iniciou a parceria com a empresa Red Bull. 

GRANDES JOGADORES FORAM REVELADOS PELO MASSA BRUTA

Além de todos esses títulos conquistados em 93 anos de existência, o Bragantino também foi um clube que revelou ótimos jogadores. Como por exemplo, nos anos 90, com o aparecimento de jogadores como Mauro Silva, Mazinho, João Santos, Sílvio, Alberto, Gil Baiano, Biro Biro, entre outros. Isso sem falar no volante Paulinho e no atacante Romarinho, que foram para o Corinthians e conquistaram o título da Copa Libertadores e o Mundial de Clubes em 2012.

Mais recentemente, o Red Bull Bragantino revelou para o mundo o meia-atacante Claudinho, que foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2020 e convocado para a Seleção Brasileira Olímpica, conquistando a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, no ano passado. Pelo excelente futebol apresentado, Claudinho se transferiu do Bragantino para o Zenit, da Rússia, pelo valor de R$ 92 milhões. 

QUATRO TREINADORES SE DESTACARAM NO BRAGANTINO

Grandes treinadores também passaram pelo Massa Bruta, como Wanderley Luxemburgo, que começou sua carreira de técnico no clube, vindo a ser campeão Paulista em 1990 e, depois, foi comandar grandes times do futebol nacional, como Palmeiras, Flamengo, entre outros.

Carlos Alberto Parreira, vice-campeão Brasileiro em 1991, saiu do Bragantino para comandar a seleção brasileira na conquista do título da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.   

Marcelo Veiga foi o treinador que conquistou mais títulos e acessos pelo clube, e também com mais passagens, sendo seis no total. O treinador comandou o Massa Bruta pela última vez em 2017 e 2018, conquistando o acesso para a Série A do Campeonato Paulista e para a Série B do Brasileirão, vindo a falecer em 2020 por decorrência da Covid-19. 

E o atual treinador da equipe, Maurício Barbieri, já fez história no Red Bull Bragantino, sendo o treinador com mais tempo no comando de uma equipe no futebol brasileiro, com um ano e quatro meses.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image