Segundo o dicionário, o termo bruschetta (pronuncia-se brusqueta) é derivado da palavra bruscato, que significa tostado ou torrado no forno ou na grelha. É um antepasto italiano feito com fatias de pão tostadas em grelha com azeite e depois esfregadas com alho, untadas com abundante azeite, polvilhadas com sal e eventualmente com pimenta do reino. Essa apetitosa iguaria italiana, saboreada nas mais diversas formas, tem sua origem na antiguidade, entre os trabalhadores rurais, quando o pão era seu principal alimento e se constituiu numa forma gostosa de se aproveitar o pão amanhecido. Há diversas variações, sendo bastante conhecida a bruschetta de tomate, que leva por cima da fatia de pão tomates e manjericão. Mas pode ser feita também com molho pesto e ricota, com funghi e com o que a imaginação inspirar.
A clássica bruschetta que estou descrevendo é feita com fatias de pão italiano rústico, de casca dura; e a receita de hoje é diferente e bastante prática, pois usei o pão francês amanhecido, sobra do dia em que todos da casa resolvem trazer pão para o lanche da tarde.
E como foi um sucesso (na minha opinião, por ter ficado mais macia e úmida do que com o pão italiano), venho repassar a vocês este aperitivo simples e rápido que agora entrará na lista dos mata-fome para a família. E para fazer, você precisa providenciar um vinagre especial, escuro, vendido em garrafas de vidro, que possui um sabor muito bom, o vinagre balsâmico ou aceto. Providencie uma garrafa e habitue-se a usar nas saladas e temperos diversos, pois fica uma delícia e saudável. E aqui uma dica para todo vinagre não perder seu sabor: depois de aberto, mantenha-o guardado em geladeira, em especial o balsâmico, que é um diferencial para a sua cozinha.
E já vou avisando: cada pão rende cerca de 5 fatias, então calcule no mínimo 1 pão para cada pessoa, principalmente se for acompanhar uma bebida e o papo no final de noite. Sucesso garantido.
BRUSCHETTA COM PÃO FRANCÊS

- 5 pães tipo francês cortados em fatias médias (despreze as pontas)
- Azeite para regar as fatias (cerca de 4 a 5 colheres)
- 3 colheres (sopa) de margarina derretida
- 5 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
- 1/2 xícara (chá) de manjericão fresco picado
- 2 dentes de alho bem picadinhos
- Pimenta do reino a gosto
- 3 tomates cortados ao meio e em rodelas (formando meia lua)
- Sal para salpicar
- Queijo fresco ralado ou parmesão para salpicar
Comece preparando as fatias de pão numa assadeira e regando cada uma com um fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido por 5 minutos. Nesse tempo, prepare os tomates, rale o queijo e reserve.
Faça um molho usando a manteiga derretida, o vinagre, o alho, o manjericão e pimenta do reino, se gostar. Retire a assadeira do forno e, com colher, espalhe nas fatias o molho, coloque um pedaço de tomate, sal a gosto e o queijo fresco ralado. Leve de volta ao forno por 10 a 15 minutos para cozinhar o tomate e tostar o queijo. Sirva como aperitivo.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
***
0 Comentários