Câmara aprova projeto que cria a Semana Municipal do Autismo

A iniciativa é da vereadora Fabiana Alessandri

 

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Bragança Paulista aprovou, na terça-feira, 7, em primeiro turno a instituição da Semana Municipal de Conscientização do Autismo. A proposta é de iniciativa da vereadora Fabiana Alessandri.

Ao argumentar, ela ressaltou que, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2010, a síndrome atinge 70 milhões de pessoas em todo o mundo. “O objetivo do projeto é de conscientização. Tanto da comunidade, quanto dos Poderes Públicos”, justificou. “Além disso, ao se criar uma data específica para debater o assunto, estamos estimulando o diálogo, a troca de experiências e a difusão de informações. Fatores essenciais para o surgimento de ideias e de políticas públicas que assegurem os direitos destas pessoas e de seus familiares”.

Juliana Alamino, mãe de Guilherme, um garoto de 14 anos, elogiou a iniciativa. Ela contou que só descobriu que seu filho era autista há três meses. “Procuramos vários profissionais e ninguém sabia nos dizer, verdadeiramente, o que ele tinha”, relatou ao confirmar que a informação sobre o distúrbio é essencial. “Sofremos muito. Mas, graças a Deus, agora ele está recebendo o tratamento adequado”.

O projeto estabelece que a programação, com palestras e debates, seja desenvolvida, anualmente, na semana de 2 de abril ( Data considerada pela ONU como Dia Mundial do Autismo). Para entrar em vigor, a proposta ainda precisa ser acatada, pelo Legislativo, em segundo turno. Votação prevista para terça-feira, 14.

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: problemas de comunicação; comprometimento da sociabilidade e alterações comportamentais. Descrita nos anos 40, a síndrome pode se manifestar de formas severas, em que a pessoa parece totalmente alheia ao que se passa ao seu redor, a níveis mais brandos. O diagnóstico é essencialmente clínico. Leva em conta o comprometimento e o histórico do paciente. Até o momento, autismo é um distúrbio crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar. Não existe tratamento padrão que possa ser utilizado. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image