Em 2015, a tradicional Caminhada ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Pedra Bela, chega a sua 20ª edição. O Jornal Em Dia conversou com um dos organizadores do evento, Jayme Grasson, mais conhecido como Seu Jayme, que falou sobre os preparativos para a caminhada deste ano.
No fim de 2014, a redação recebeu um kit com selos, adesivos e imãs da caminhada deste ano. Seu Jayme explicou que os selos foram distribuídos para os organizadores, para a imprensa, algumas autoridades e colaboradores. Já os adesivos e imãs estão sendo distribuídos aos romeiros em geral como uma lembrança da caminhada. “Fazemos esses brindes com o dinheiro da venda das camisetas”, contou.
A confecção dos selos foi feita por meio de parceria com os Correios, empresa em que Seu Jayme já trabalhou. Ele disse que mantém contato com a atual gerente dos Correios e que, após aprovação, os selos foram elaborados.
A Caminhada ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Pedra Bela, faz parte do Calendário de Eventos do município e já chegou a reunir 800 pessoas. Mas, nos últimos anos, o evento vem reunindo entre 500 e 600 romeiros.
O evento deste ano será dedicado ao romeiro José Natalino de Lima, conhecido como Mazzola, que morreu em 22 de agosto do ano passado. Seu Jayme afirmou que ele tinha a iniciativa de arrecadar quilos de alimento para doar às pessoas carentes e que, por isso, está dando continuidade à ação. “Estou tentando fazer o que ele fazia, mas ainda está difícil”, admitiu.
Seu Jayme disse que os romeiros contam com todo o suporte da Prefeitura de Pedra Bela na chegada ao local. Ele contou ainda que seu médico recomendou que ele não caminhe neste ano, por causa da pressão e da idade. “Mas como sou meio teimoso, vou tentar mais um ano de novo. O médico orientou que eu vá, mas pegue carona. Se eu aguentar, não vou pegar carona”, declarou, entusiasmado.
Nas últimas 19 caminhadas, Seu Jayme foi a pé o trajeto inteiro. Apenas na última, em 2014, ele pegou carona já no fim do percurso, só para não atrasar a missa.
A reportagem quis saber de Seu Jayme se ele tem algum pedido especial a fazer na caminhada deste ano. Emocionado, ele disse que só tem a agradecer a Nossa Senhora Aparecida. “Eu tenho mais é que agradecer a Nossa Senhora, faço essa caminhada faz 20 anos. Tudo o que tenho devo a Nossa Senhora. É por causa dela que tenho tudo na vida. Saí de um câncer, só tenho a agradecer. Tenho saúde, estou feliz, está tudo em ordem, graças a Deus”, ressaltou.
A romaria acontecerá no dia 14 de março, com saída prevista para as 21h30, da Avenida São Lourenço, 621, em frente à Panificadora Alterosa. Haverá bênção do padre José Roberto Cavasa e, às 24h, os romeiros rezarão o terço.
No dia 15, domingo, às 7h, haverá missa na capela da pedra.
A romaria não fornecerá ônibus para a volta. Porém, a empresa Brinquinho Turismo colocará à disposição três veículos. O valor da passagem será R$ 10,00, com saída após a missa.
Os organizadores comercializam as camisetas da caminhada ao valor de R$ 15,00. Quem quiser colaborar pode adquiri-las na Panificadora Nova Cardoso. Mais informações, ligue: (11) 4033-0446 ou 4033-9860.
0 Comentários