A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à campanha de vacinação contra a influenza na última segunda-feira, 31 de março. Inicialmente, a imunização está sendo realizada em asilos, trabalhadores da saúde que atuam em hospitais, UPAs, SAMU e serviços de Atenção Primária e Especializada do município.
A partir da próxima segunda-feira, 7 de abril, a vacinação será ampliada para os demais grupos prioritários, com aplicação nas 29 unidades de saúde da cidade. Seis dessas unidades contarão com horário estendido até às 21h: Águas Claras, Planejada 1, Planejada 2, Vila Davi, Santa Luzia e Vila Aparecida.
A vacina contra a influenza em 2025 conterá as cepas H1N1, H3N2 e B, podendo ser administrada junto a outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses e para pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
O Ministério da Saúde tem como meta vacinar 90% dos grupos prioritários, reduzindo entre 60% e 70% os casos graves e óbitos causados pela doença.
Grupos Prioritários para a Vacinação:
- 30.954 idosos;
- 10.373 crianças menores de 5 anos;
- 7.664 pessoas com comorbidades (doenças respiratórias crônicas, diabetes tipo I e II, imunossupressão, obesidade grave, transplantados, entre outros);
- 6.392 trabalhadores da saúde;
- 4.323 pessoas com deficiência permanente;
- 2.570 professores;
- 1.690 gestantes;
- 278 puérperas;
- 247 pessoas privadas de liberdade com mais de 18 anos;
- 40 funcionários do sistema prisional;
- Membros das forças armadas;
- Caminhoneiros;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Trabalhadores do transporte coletivo.
A vacinação é essencial para prevenir complicações da gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. A Secretaria de Saúde reforça a importância da adesão à campanha para garantir a proteção coletiva da população de Bragança Paulista.
***
0 Comentários